Faro é palco da exposição multimédia “Shazaaam?” e da estreia de “Cinecomix!!!”

Iniciativas decorrerão no dia 20 de Novembro

A cidade de Faro vai ser palco da inauguração da exposição multimédia “Shazaaam?”, na Fábrica da Cerveja, e da estreia mundial do “Cinecomix!!!”, no Centro de Artes Performativas do Algarve, ambos os eventos a decorrer no dia 20 de Novembro. 

“Shazaaam?” é uma exposição multimédia que conta com a participação «de um importante conjunto de autores contemporâneos, oriundos do cinema, música, performance e artes visuais, com percursos em Portugal e no estrangeiro», refere a associação Artadentro.

Esta mostra contará com obras de Ana Borralho & João Galante, António Olaio, Christine Henry, Edgar Pêra, João Paulo Serafim, Leandro Monteiro, Milita Doré, Pedro Matos e Rita Macedo, numa iniciativa da Gravity Discover- Produção de Eventos, com curadoria da Artadentro, no âmbito do projeto Espaço Intermédio/Space Between.

«Primeiro construído em modo de urgência, como que num encantamento e, depois, por várias condicionantes, desliza no tempo de Agosto a Novembro, como que a alertar para o carácter ambivalente, poderoso e débil das soluções mágicas», explica a associação.

A inauguração está marcada para dia 20 de Novembro, às 18h00, estando a exposição patente até ao dia 18 de Dezembro, na Fábrica da Cerveja, em Faro, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 17h00.

 

 

Ainda no dia 20, às 21h30, no âmbito do “Shazaaam?”, o espaço DeVIR/CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro, vai receber a estreia mundial do “Cinekomix!!!”, um cineconcerto de Edgar Pêracom, com música de Tó Trips & Maestro Cyaneto e com imagem de Claúdio Vasques.

Edgar Pêra tem vindo a realizar cineconcertos, desde 1990, «objetos únicos irrepetíveis que funcionam como laboratório de pesquisa de filmes futuros, remixes de filmes do passado ou então, são muito simplesmente interpretações visuais e sonoras improvisadas em conjunto com músicos», diz a Artadentro.

Durante este cineconcerto, o cineasta «filmará em direto a performance musical de Tó Trips e, posteriormente,  essas imagens serão manipuladas por Claúdio Vasques que as misturará com filmes pré-montados, musicados pelo Maestro Cyaneto (alter ego de Pêra)».

Os filmes são provenientes da série televisiva “Cinekomix!!!”, concebida para o canal 180, em que os 13 episódios são dedicados aos maiores autores de banda desenhada mundial, entre os quais Will Eisner, (The Spirit), Art Spiegelman (Maus), Jerry Robinson (The Joker), Bryan Talbot (Tale of a Bad Rat), Jim Woodring (Frank), ou Neil Gaiman (Sandman).

Para mais informações sobre as iniciativas poderá consultar a página de Facebook da Associação Artadentro.

 



Comentários

pub