Concerto na Ermida de Guadalupe e recital em Milreu são propostas do DiVaM

Este ano o DiVaM tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”

Um concerto integrado no “Festival com Sons Antigos Sons D`Aquém Mar”, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, a apresentação da exposição “A Ruína de Sagres” ou a promoção de diálogos com alunos em torno das expressões e saberes proverbiais, nas Ruínas de Milreu, em Estoi, são algumas das próximas sugestões do programa de valorização dos monumentos algarvios DiVaM, que decorrerão durante esta próxima semana, até dia 24 de Novembro.

As Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, recebem “Espaços de Património, Sabedoria da Comunidade, Estratégias de Inclusão”, já esta sexta-feira, 19 de Novembro, às 11h00, com Rui Soares e Marinela Soares, da Associação Internacional de Paremiologia, a promover diálogos com alunos em torno das expressões e saberes proverbiais.

Para mais informações ou para fazer a sua reserva poderá enviar um e-mail para [email protected].

No dia seguinte, 20 de Novembro, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe mais um concerto integrado no Festival com Sons Antigos Sons D`Aquém Mar. O recital de cravo “Around Sweelinck”, com Cândida Matos, terá lugar às 16h00, num projeto da Questão Repetida – Associação cultural, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Para mais informações e reservas poderá enviar e-mail para [email protected] ou para [email protected] ou contactar para 928 059 612.

Já a Fortaleza de Sagres vai receber a apresentação da exposição “A Ruína de Sagres” no dia 21, às 16h00, na qual se inclui uma performance de Ondina Santos, a partir de um texto de Carlos Norton e com música de Argonautus Ensemble.

O projeto, da autoria da Fungo Azul – Associação Cultural, teve como ponto de partida para todo o processo criativo uma provocação à população de Sagres em que foram desafiados a refletir sobre um eventual desmantelamento do monumento.

Os testemunhos foram recolhidos por Carlos Norton, mentor do projeto, e a sua materialização ficou a cargo de Jorge Pereira, que entre desenhos, esboços, plantas e alçados, colocou no papel as diferentes visões dos sagrenses. A exposição, também videográfica, pode ser visitada até dia 1 de Dezembro.

Poderá obter mais informações sobre a mostra através do e-mail [email protected].

A Modos e Olhares – Associação Cultural apresenta, nas Ruínas Romanas de Milreu, no dia 24 de Novembro, às 11h00, o espetáculo “Cantares do Sul – um património delicado”, um recital a duas vozes, com Afonso Dias e Tânia Silva, que se baseia na recolha de canções tradicionais algarvias. O espetáculo é dirigido ao público escolar, podendo as reservas ser feitas para [email protected]

Este ano, naquela que é a sua 8ª edição, o programa DiVaM tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”.

 



Comentários

pub