Biblioteca de Faro e ARS distribuem receitas poéticas para «melhorar o estado de alma» da população

Iniciativa pretende incentivar a leitura

A Biblioteca Municipal de Faro vai distribuir «receitas poéticas», devidamente “autorizadas” pela Administração Regional de Saúde do Algarve, no âmbito do novo projeto «Ler é o melhor remédio», que começou este mês.

As receitas que serão passadas pela biblioteca, replicam «a aparência de uma prescrição médica e recomendam ao utente a toma de poemas da autoria de diversos autores», segundo a Câmara de Faro.

Esta iniciativa faz parte de uma «estratégia integrada de promoção do livro, da leitura e das literacias, integrada no Plano Municipal de Leitura de Faro», e pretende «levar o livro, a poesia e a leitura à comunidade e chegar aos utentes das unidades do Centro de Saúde de Faro, convidando-os a ler e a visitar a Biblioteca, conhecendo a sua programação e serviços».

Assim, a partir do corrente mês, «profissionais das equipas de saúde familiar e técnicos da Biblioteca unem esforços para melhorar o estado de alma dos seus utentes através da leitura de poesia».

«A posologia das receitas indica que se deve “ler um poema de 12 em 12 horas” e, consoante o caso, a receita poderá contribuir “para melhorar humor”, “para começar bem o dia”, “para combater a dor emocional” ou até “para ler a um amigo”. É também autorizada e aconselhada a visita à Biblioteca Municipal de Faro, que terá um livro para oferecer a todos os cidadãos que apresentem a “receita poética”», acrescentou a autarquia.

Para além de ser uma forma de entretenimento e de aquisição de conhecimento, «a leitura pode contribuir para a saúde mental. Segundo estudos recentes, o hábito de leitura estimula o cérebro e pode auxiliar no combate a doenças e diminuir o stress».

 

 



Comentários

pub