Associação Algarvia assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com Enculturser

Evento vai realizar-se no IPDJ, em Faro

A Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM) vai assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de Dezembro, com o Enculturser, um evento que irá decorrer no IPDJ, em Faro e que vai refletir sobre a Arte e a Cultura como instrumentos de inclusão social.

Segundo a Associação Algarvia, «o EnculturSer, surge no âmbito de um projeto apoiado pelo INR (Instituto Nacional de Reabilitação) que visa a promoção da inclusão social e a educação para a cidadania. Através da pintura, música, teatro e dança pretendemos promover as capacidades expressivas dos nossos jovens, enriquecendo o seu reportório de experiências e saberes».

O evento começa com um espetáculo, no IPDJ de Faro, às 10h30. Haverá um momento musical, «no qual os nossos jovens irão interpretar algumas músicas do seu agrado», segue-se uma coreografia, «onde a dança contemporânea toma conta dos corpos das nossas bailarinas», e, para fechar, haverá uma encenação do Big Show CAO, «com artistas ilustres de várias áreas do mundo da televisão e do imaginário de todos nós».

Este será, segundo a AAPACDM, «o ponto alto do projeto», com a «apresentação deste trabalho desenvolvido à comunidade».

Da parte da tarde, haverá um debate que terá como tema central a cultura e a arte como veículo de inclusão.

A abertura ficará a cargo de Jorge Leitão, presidente da Associação Algarvia, Adriana Nogueira, diretora regional da Cultura do Algarve e Margarida Flores, diretora distrital do Instituto da Segurança Social.

Está ainda agendada uma mesa-redonda com o título “Cultura e a Arte como veículo de Inclusão” moderada por Anabela Afonso, chefe de divisão da Divisão de Promoção e Dinamização Cultural.

Para debater este tema, marcarão presença Catarina Bernardino, professora de Teatro, Cátia Valente, professora de Música, Jaqueline Onofre, artista plástica e Maria Ramos, professora de Dança.

O grupo de Teatro da Crinabel também se irá juntar à conversa através de videoconferência.

O evento termina uma Exposição de Pintura com o tema “Cor” «onde estas se misturam de forma harmoniosa em várias telas, realizadas pelos nossos artistas».

A entrada é gratuita.

 



Comentários

pub