Convenção de Faro assinalada com conferência internacional no Teatro Lethes

“Faro Convention International Conference – Warm Up Meeting” decorrerá durante o dia desta quinta-feira, 27 de Outubro

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação (Arquivo)

A Faro Convention International Conference – Warm Up Meeting vai ter lugar esta quarta-feira, dia 27 de Outubro, às 9h30, no Teatro Lethes, numa sessão organizada no âmbito da Candidatura a Capital Europeia da Cultura, que visa comemorar os 16 anos da Convenção de Faro sobre o Valor do Património Cultural para a Sociedade.

A sessão contará com a assinatura de memorandos de entendimento entre o município de Faro, a Universidade do Algarve, a UNESCO – Chair on Heritage and Heritage and the Reshaping of Urban Conservation for Sustainability e a TU Delft Chairo n Heritage and Values (Países Baixos), que visam «potenciar a colaboração e o aprofundamento desta temática no futuro e o desenvolvimento de um programa de ação para que em 2022 tenha lugar a primeira edição da Faro Convention International Conference.

Da parte da manhã, o evento vai contar com «momentos dedicados a apresentações por parte de vários doutorandos (em língua inglesa) sobre temáticas como comunidades, sustentabilidade, participação e urbanismo», diz a autarquia de Faro.

Já durante a tarde, será dinamizado um worskshop e um momento de debate (em língua inglesa) em torno do uso das tecnologias digitais no contexto do Património Cultural, tendo o projeto “Mi.Momo.Faro” como mote.

Todo o evento acontecerá em formato híbrido, contando a sessão da manhã com transmissão em direto no canal de Youtube do município de Faro.

O município de Faro recorda que «a Convenção de Faro, assinada na cidade a 27 de Outubro de 2005, sublinha a importância do património cultural enquanto parte integrante dos Direitos do Homem e da democracia, promovendo um entendimento alargado e interdisciplinar deste conceito e da sua relação com a sociedade».

A Convenção de Faro «marca um ponto de viragem no pensamento patrimonial, ao entender o património cultural como uma matéria que é de todos e para todos, que deve ser responsabilidade de todos e onde todos têm o direito a participar, sendo isso inerente ao direito à participação cultural definida na Declaração Universal dos Direitos Humanos», explica a autarquia farense.

Com a criação de uma Conferência Internacional dedicada à Convenção de Faro, o município de Faro e a Candidatura de Faro a Capital  Europeia da Cultura 2027 pretendem assim «promover esta valorização do papel individual e coletivo da sociedade no âmbito do património, que sem esta perde o seu verdadeiro sentido», conclui.

 



Comentários

pub