Dia Europeu das Línguas vai ser festejado na baixa de Faro

Iniciativa tem entrada livre

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação

Stands com atividades e passatempos, leitura de contos, uma exposição e muito mais. O Dia Europeu das Línguas vai ser assinalado esta sexta-feira, 24 de Setembro, e sábado, dia 25, no Jardim Manuel Bívar, em Faro. 

A Feira das Línguas, de entrada gratuita e a decorrer entre as 10h00 e as 18h00, conta com um programa cultural diversificado e atividades para todos, «permitindo aos participantes contactar com línguas e culturas de diferentes países e celebrar a diversidade», diz o Centro Europe Direct do Algarve que organiza a iniciativa.

A Feira das Línguas será constituída por stands informativos que apresentarão diversas atividades e passatempos, como por exemplo um passatempo sobre a Europa e as suas línguas, um “BookTinder” com oferta de livros, leitura de contos infantis e uma exposição bibliográfica em 37 línguas.

Os visitantes podem ainda participar em miniconversas em diversas línguas à sua escolha, no espaço “SpeakConnecting”, onde cada um terá a oportunidade de praticar as suas habilidades e compartilhar a sua cultura.

No palco principal haverá ainda diversas atuações relacionadas com a temática da feira, nomeadamente: uma sessão de leitura multilingue, onde todos os visitantes terão a oportunidade de ler um trecho do conto infantil Alice no País das Maravilhas numa língua à sua escolha, teatro infantil ou uma tertúlia sobre o tema “Línguas e inclusão”.

No encerramento da feira, dia 25 às 18h00, haverá um momento cultural-musical pela associação Doina.

À margem da feira, ocorrem ainda na cidade de Faro diversas atividades inseridas no programa do Dia Europeu das Línguas. O autocarro do Roadshow Eurodesk estará na baixa de Faro, propondo atividades com o tema «jovens e sustentabilidade».

A Biblioteca Municipal de Faro também se une às celebrações com o evento «Sábados em Família – Europa das muitas línguas» no dia 25 e outras ofertas ao longo do mês.

O Centro Ciência Viva do Algarve assinala no dia 24, no prolongamento da Feira, a Noite Europeia dos Investigadores, cujo programa inclui: “Conversas com Futuro: Ciência Cidadã”, inserido na Conferência sobre o Futuro da Europa, uma visita guiada ao centro histórico da cidade, em quatro línguas diferentes, e uma sessão de cinema ao ar livre.

O Dia Europeu das Línguas foi instituído no Ano Europeu das Línguas em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa.

Mais informações no evento Facebook dedicado ao Dia Europeu das Línguas 2021 no Jardim Manuel Bívar.

Esta iniciativa é organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal em colaboração com o Europe Direct Algarve e a Universidade do Algarve e ainda com o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), do Município de Faro, da União das Freguesias de Faro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve.

Os alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, vão assegurar e informação e animação no recinto.

 



Comentários

pub