Barracas junto ao Mercado Municipal de Portimão começaram a ser demolidas [com vídeo]

Demolição irá continuar, de forma faseada e à medida que as casas modulares forem instaladas

As primeiras quatro barracas situadas junto ao Mercado Municipal de Portimão começaram hoje de manhã a ser demolidas, dando início a um processo de realojamento das 22 famílias de etnia cigana que aí vivem há mais de três décadas e que irão ocupar temporariamente casas modulares. localizadas na zona do Vale da Arrancada.

Segundo a Câmara de Portimão, nas próximas semanas, o processo de demolição irá continuar, «de forma faseada e à medida que as casas modulares forem instaladas, com ligação de água e luz e criação das condições adequadas para que os elementos de cada agregado familiar possam mudar-se, enquanto a barraca onde residem será demolida de imediato».

Uma equipa técnica da autarquia irá acompanhar «no terreno o processo de realojamento e integração das famílias na sua nova morada temporária, prestando todo o apoio a nível da formação e acompanhamento na gestão da economia doméstica, numa relação de proximidade com estas famílias, que serão posteriormente inseridas na comunidade».

 

A demolição das barracas permite a continuação da obra do Parque Urbano Verde do Mercado, que decorre junto à Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Mercado Municipal e Bombeiros Voluntários de Portimão, um dos centros nevrálgicos da cidade.

O projeto do Parque Urbano Verde do Mercado, que iniciou a primeira fase em Abril passado, com a demolição da estrutura coberta que lá existia, consagra a construção de um parque de estacionamento ordenado na zona sul, com capacidade para mais de uma centena de veículos automóveis.

Na zona norte, onde se encontram as barracas que agora começaram a ser demolidas, «vai ser criado um anfiteatro ao ar livre, com espaços verdes, sendo colocadas em exposição as cantarias manuelinas da antiga Quinta dos Morais, a par da recuperação de uma nora algarvia».

Esta intervenção representa a segunda etapa do projeto, ~«que sofreu algum atraso devido ao facto de o respetivo o concurso ter ficado deserto aquando do primeiro lançamento».

 

Fotos: Câmara Municipal de Portimão / Filipe da Palma

 



Comentários

pub