Baixa de Faro vai ter novo mural de arte urbana

Iniciativa é promovida pelos Open Studios

A baixa de Faro vai ter um novo mural de arte urbana, na rua do Compromisso, que resultará do trabalho do artista Tiago Galo com a Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM). O projeto, que já começou, vai estar concluído na terça-feira, 14 de Setembro, e tem como grande objetivo criar «mais uma peça artística» para a capital do Algarve. 

A ideia partiu das mentoras do evento Open Studios Faro, no âmbito da residência artística Open Room.

Desde esta quarta-feira, dia 8, os jovens da Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM) têm tido uma companhia especial: o artista Tiago Galo.

Até sexta-feira, este ilustrador vai desenvolver um trabalho de storytelling e criação de personagens com os utentes desta instituição.

 

 

Tudo terminará, na terça-feira, dia 14, com a criação de um mural, por parte do Tiago Galo, na Rua do Compromisso.

A escolha deste local e desta associação não foram inocentes.

Toma Svazaite, uma das responsáveis pelo evento Open Studios Faro, explica ao Sul Informação que o objetivo sempre foi «trabalhar com a comunidade local, criando um projeto que seja também o reflexo do local onde se insere».

«Interessa-nos trabalhar neste bairro, onde se situa a AAPACDM, que também precisa de uma face lift. É um sítio onde moram pessoas mais velhas, mas também há a parte da noite», acrescenta.

 

 

Certo é que, para Daniela Garcia, outra das responsáveis, este futuro mural será «um chamativo para as pessoas também visitarem a Rua do Compromisso».

O Open Room é um projeto anual de residências artísticas, iniciado em 2020, promovido pelos Open Studios Faro, onde artistas nacionais ou internacionais são convidados a desenvolver um projeto artístico com a comunidade local.

Tiago Galo (Lisboa) iniciou o seu trabalho como ilustrador, colaborando em pequenas fanzines e exposições, antes de terminar a licenciatura em arquitetura na Universidade Técnica de Lisboa.

Em 2011, vence o prémio de melhor banda desenhada no concurso Amadora BD. Em 2014, termina o curso de Direção de Arte na Edit Creative School, em Lisboa. Após alguns anos a exercer como arquiteto, acabou por voltar ao seu trabalho como ilustrador.

Alguns dos seus clientes incluem The Hollywood Reporter, Flipboard, National Geographic Travel, Penguin Random House, Boston Globe, Google, BBC Focus, Casa da Música, Vogue, GQ, Time Out, Financial Times, 7UP, Canadian Business Magazine e Condé Nast Traveler.

 

 



Comentários

pub