42,1 milímetros de chuva numa hora causaram 41 inundações em VRSA [com vídeo]

Situações estão todas em resolução

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

41 ocorrências foram o resultado da chuva «muito intensa e localizada» que afetou hoje o concelho de Vila Real de Santo António e cujo pico se registou «cerca das 7h00, com a estação meteorológica local a registar 42,1 mm de chuva numa hora», revelou ao Sul Informação, Richard Marques, comandante operacional regional da Proteção Civil do Algarve.

O pico foi cerca das 7h00, mas, ainda assim, na hora seguinte a pluviosidade continuou intensa, com um acumulado de 24 mm. A maior intensidade da precipitação coincidiu com a maré cheia, o que ainda dificultou mais o escoamento das águas acumuladas.

O mesmo responsável revelou que a maioria das ocorrências, «todas elas em resolução», foi registada na cidade de VRSA e nos seus acessos (zona das Hortas), mas também houve inundações em Alagoa (Altura) e em Monte Gordo.

«A maioria das ocorrências passou pela inundação de superfícies e vias, que estão a afetar a circulação», disse.

Houve, também, «inundações em casas, mas com pouca expressão, com cerca de um palmo, no máximo».

Segundo o que o Sul Informação apurou, na cidade de VRSA, as zonas mais afetadas situam-se na rua da Escola Secundária, perto do Mercado Municipal, dos CTT e do tribunal, onde a água atingiu 30 a 40 centímetros de altura, havendo mesmo automóveis e autocarros que ficaram imobilizados na via, devido às inundações.

A água entrou também em caves, garagens, lojas e casas situadas no rés-do-chão, originando dezenas de pedidos de ajuda aos bombeiros.

 

Veja as imagens captadas por Rúben Bento, repórter do Sul Informação:

 

 

Houve igualmente muitas ruas cortadas, devido à água acumulada, no centro da cidade, como constatou o repórter do Sul Informação no local.

No entanto, e pelo menos para já, não há registo nem de vítimas nem de prejuízos de grande relevo.

A tendência, diz ainda Richard Marques, é para que haja um desagravamento gradual da situação, que deverá ser resolvida nas próximas horas.

«O efetivo local está a conseguir resolver tudo sem reforços vindos de fora. Estão no terreno 13 veículos e 28 operacionais das diferentes forças de Proteção Civil do concelho», acrescentou Richard Marques.

Além das ocorrências em VRSA, que foi, de longe, o mais afetado, também se registaram uma inundações «pouco expressivas», em Várzeas do Vinagre, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, e em Cabanas de Tavira.

Todo o Algarve está hoje sob Aviso Laranja, por causa da previsão de precipitação forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

 

 

 

 



Comentários

pub