RIAS recupera cegonha que chegou ao centro com tampão no esófago

Animal tinha dificuldades em alimentar-se

Uma cegonha juvenil que tinha um tampão no esófago e que, por isso, não se conseguia alimentar, está a recuperar a sua condição física no RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, onde chegou na semana passada.

Segundo o RIAS o animal parecia estar fraco e, por isso, «decidimos capturar a ave e examiná-la. Durante o exame físico comprovou-se a sua debilidade. No entanto, no momento em que a veterinária examinou o interior da boca, foi óbvia a razão da debilidade – era visível uma corda presa na base da língua, ainda ligada a algo no esófago».

«Quando a veterinária terminou de remover a corda, era percetível o que estava na outra extremidade: um tampão», revela o centro no seu blogue.

O RIAS lembra que «material descartável utilizado durante a menstruação (tampões e/ou pensos higiénicos) é muitas vezes encontrado em caixotes do lixo ou em aterros sanitários abertos, onde estas aves procuram constantemente alimento».

 

 

Por isso, o centro apela ao uso de alternativas. «Existem pensos reutilizáveis e o copo menstrual. Estas são opções menos prejudiciais ao corpo humano, mais amigas do ambiente e a médio/longo prazo são também uma escolha mais económica para a sua carteira», lembra.

A cegonha está agora numa instalação exterior onde irá recuperar a sua condição física, para mais tarde ser devolvida à natureza.

 



Comentários

pub