Orçamento Participativo da União de Freguesias de Faro já tem propostas vencedoras

Orçamento da União de Freguesias de Faro tem 60 mil euros

Flávio Costa|Foto de Arquivo

A instalação de telhas e/ou painéis fotovoltaicos na Associação Nossa Senhora dos Navegantes, na Culatra, a recuperação da fachada da Igreja de São Francisco, a construção de um busto em homenagem ao Padre Henrique e a construção de um campo de padbol foram os pojetos vencedores do Orçamento Participativo 2021 da União de Freguesias de Faro.

A fase de votação decorreu entre 5 de Julho e 9 de Agosto e contou com a participação de 407 fregueses. Esta edição tem previsto um valor de investimento de 60 mil euros a dividir pelos quatro projetos.

A proposta mais votada, com 181 votos, foi a proposta nº3 “Autosuficiência Energética nos edifícios da Associação Nossa Senhora dos Navegantes” que tem como objetivo tornar estes edifícios autossuficientes a nível energético, com recurso exclusivo a uma fonte limpa e renovável, através da instalação de telha e/ou painéis fotovoltaicos, complementada com outras medidas de eficiência energética.

Este projeto está integrado nos objetivos do “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável”.

Com 123 votos, ficou a proposta nº1 “Recuperação da fachada da Igreja de S. Francisco”, que propõe uma verba destinada a obras nesta igreja para recuperação da fachada principal que, explica a União de Freguesias, «se encontra em mau estado de conservação». A Igreja de S. Francisco remonta aos finais do século XVII e é monumento de interesse público.

Em terceiro lugar, ficou a proposta nº2 “Busto em honra ao Padre Henrique”, que visa homenagear o monsenhor Henrique Ferreira da Silva.

A autarquia lembra que «o padre Henrique, como era popularmente conhecido, era um homem da cidade e um homem da cultura, de espírito aberto, acarinhado por todos e que ajudava, sobretudo as pessoas dos escalões mais desfavorecidos, tendo servido Faro e os farenses durante mais de 44 anos».

Por último, a quarta proposta mais votada foi a proposta nº 4, que visa a “Construção de campo de padbol”, numa localização a definir, e que, segundo a União de Freguesias de Faro, «se enquadra nos objetivos de promoção e diversificação do desporto junto da população».

A União das Freguesias «agradece a participação de todos, tanto na fase de apresentação de propostas como na fase de votação, por marcarem presença neste exercício de cidadania participativa».

 



Comentários

pub