Barco com grua ajuda pessoas com mobilidade reduzida a ir a banhos em Faro

A ideia partiu de Paulo Gonçalves, um empreendedor algarvio e CEO da Ria Formosa Boat Tours

Pela primeira vez no Algarve, pessoas em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida poderão fazer um passeio ao longo da Ria Formosa bem como tomar banho através de uma grua, sem esforço e com pouca ou nenhuma ajuda, através do Algarvian Queen, um barco adaptado também para esse efeito.

A ideia partiu de Paulo Gonçalves, um empreendedor algarvio e CEO da Ria Formosa Boat Tours.

Com o negócio visivelmente impactado, numa região dependente de turismo, Paulo Gonçalves «juntou mais uma peça a uma equação que é inovadora, e que faz a diferença para quem anda de cadeira de rodas», diz uma nota de imprensa enviada pela empresa às redações.

«Decidimos construir uma grua, com um guincho, e adaptar um sistema que já existia mas que nunca tinha sido tentado num barco. E conseguimos!», explica Paulo Gonçalves.

«É o primeiro barco no Algarve não só a permitir o acesso fácil a pessoas com cadeiras normais ou elétricas, mas também a proporcionar-lhes a possibilidade de transitarem da cadeira para dentro de água sem esforço», acrescenta.

A princípio, a ideia colocava algumas reticências, mas uma viagem a bordo e uma demonstração prática foram o suficiente para convencer João Nunes, proprietário da Foxi, empresa representante da reputada Handi-Move (equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida).

Para João Nunes, ver o sistema a trabalhar em plena Ria foi uma ótima surpresa: «Tanto quanto sei, é a primeira vez que estão a fazer isto. Sabia que existia em cais, mas nunca tinha visto num barco. Eu tinha algumas reservas, para ver se as condições de segurança eram observadas, mas fiquei muito surpreendido com as soluções técnicas que o Paulo Gonçalves encontrou, as distâncias, a rotação, ele pensou tudo muito bem e encontrou uma forma engenhosa de o colocar em prática».

Para testar a “máquina” em primeira instância, Paulo Gonçalves convidou «um algarvio e amigo de longa data que ficou paraplégico devido a um acidente de mota: Filipe Nascimento, ou PimPim para os amigos».

«Eu acho impecável, consegui entrar sozinho e o barco é espaçoso… Eu acho que as pessoas têm esse desejo, mas ele vai-se desvanecendo quando não há condições. Ainda há poucas experiências pensadas, há 20 anos não havia nada, nos últimos dois melhorou bastante, penso que é uma tendência à qual não se conseguirá fugir», diz Filipe Nascimento.

 

 

Mas Filipe Nascimento não veio sozinho e decidiu convidar Salvador Mendes de Almeida, «um dos rostos mais visíveis em Portugal na luta por melhores condições para pessoas com mobilidade reduzida».

«Achei fantástico no Paulo a preocupação não só de facilitar a entrada mas também esta preocupação de nos levar para dentro de água, porque a Ria Formosa é linda! Eu ia para dentro de água de qualquer modo, mas poder fazê-lo em total segurança com aquela grua é espetacular!», adianta o fundador e presidente da Associação Salvador.

Para Salvador Mendes de Almeida, o passeio na Ria Formosa «deslizou sobre rodas», mas neste caso, quatro, dado que decidiu levar a cadeira elétrica, que entrou sem qualquer dificuldade.

«O bom deste barco é que dá para trazer uma cadeira manual mas também acomoda uma elétrica. E isso é muito cómodo. O barco tem uma porta muito ampla, é fácil entrar, tem muito espaço, e os insufláveis como bancos também são muito bons porque podem ser removidos permitindo aproximar-nos da borda».

A grua metálica está fixa no barco e permite içar e baixar as pessoas para a água, com pouca ou nenhuma ajuda – dependendo da gravidade das paralisias.

Os utentes sentam-se numas perneiras que se encaixam à volta das pernas e encontram também apoios para os braços. Com o próprio peso, o sistema fecha em torno da pessoa, que fica segura mas com possibilidade de se libertar sozinha quando começa a flutuar dentro de água.

«Eu acho que a cereja no topo do bolo é mesmo aquela grua. Estava com algum receio, tenho uma tetraplegia, o PimPim tem paraplegia, ou seja, ele tem mais mobilidade. Ainda assim tentei e senti-me super-seguro! Foi ótimo», recorda Salvador Mendes de Almeida, que encoraja outros utilizadores a fazerem a experiência.

«As pessoas devem ir tranquilas. O Paulo e a equipa são super-acessíveis, transmitem imensa confiança e calma. Há coletes e aquela zona da Ria não tem ondulação. Outra vantagem é que o Paulo conhece a Ria desde miúdo e isso é importante para escolher os percursos, que mudam consoante as marés», conclui Salvador.

 



Comentários

pub