Acusações e um pedido de desculpas: Circular Norte “aquece” Autárquicas em Loulé

Empreitada da Circular Norte prevê ligação entre a rotunda das Barreiras Brancas e a do Pavilhão Municipal

Um pedido de desculpas público, em tempo de Eleições Autárquicas, não é algo habitual, mas foi isso que aconteceu em Loulé. A obra da Circular Norte ainda nem começou, mas a controvérsia vai avançada, com o debate a envolver PS, PSD e Bloco de Esquerda. Só que, depois das acusações, os socialistas decidiram pedir desculpas aos bloquistas, devido a «uma confusão». 

Tudo começou nas hostes do PS de Loulé. No sábado de manhã, dia 31 de Julho, este partido político fez um comunicado em que acusava PSD e Bloco de votarem, na Assembleia Municipal (AM), «contra a proposta de aprovação dos relatórios de avaliação dos terrenos referentes à 2ª fase da empreitada de construção da Circular Norte».

A alegada posição nem impediu que os documentos fossem aprovados, uma vez que o PS tem maioria na AM, mas não deixou de motivar queixas dos socialistas.

«Apesar de apregoarem publicamente que são defensores da construção da Circular Norte, uma coisa fica à vista: sempre que este assunto tem sido submetido à votação na Assembleia Municipal, aqueles partidos têm votado contra, pelo que uma coisa é certa…no PSD e BE, as palavras não batem certo com os atos».

As acusações fortes motivaram, ainda no mesmo dia, uma reação de Tiago Grosso, deputado municipal do Bloco e candidato a presidente da Câmara.

«O Bloco de Esquerda repudia veementemente este tipo de comportamento, mas, infelizmente, é o que está a acontecer neste preciso momento por parte do executivo camarário louletano e da comissão política do PS Loulé, quando afirmam que o Bloco de Esquerda votou contra a proposta do executivo camarário em relação à Circular Norte», diz uma publicação do candidato.

E se o BE garante que votou a favor, na Assembleia Municipal, os sociais-democratas não rejeitam que votaram mesmo contra, apresentando os seus argumentos.

«O PSD Loulé não pode compactuar com as “trapalhadas” a que os socialistas estão a recorrer para justificar oito anos de mandato na Câmara Municipal, sem que avancem projetos e infraestruturas, os quais tanta falta fazem ao desenvolvimento do concelho», escreveu a força política liderada por Rui Cristina (também candidato do PSD à Câmara), num comunicado enviado às redações.

 

Projeto da Circular que prevê ligação entre a rotunda do Pavilhão Municipal e a rotunda das Barreiras Brancas/Cilindro

 

Os sociais-democratas acusam o PS de inércia, uma vez que, «após oito anos seguidos de governação municipal com maioria absoluta», a Circular Norte «ainda não está concluída».

O PSD adianta que «nunca se opôs à construção da circular, mas votou contra a alteração do projeto que obrigava os louletanos a pagar o custo total da obra, quando já tinha sido negociado com o Governo Central financiamento, em termos de contrapartida pela edificação do aterro sanitário da Cortelha».

Além disso, os laranjas também explicam que não concordam com o facto de o projeto ter abandonado a ideia das quatro faixas, passando a contemplar apenas duas.

Até aqui, pode pensar-se que é a política a funcionar: acusações de um lado, respostas do outro, mas esta é uma história com um lado menos comum.

Voltando ao Bloco de Esquerda, o candidato Tiago Grosso considerou que devia ser feito um «pedido de desculpas públicas imediato», por parte de Vítor Aleixo, uma vez que o BE votou favoravelmente na Assembleia Municipal.

E, da parte, dos socialistas…as desculpas chegaram mesmo esta segunda-feira, 2 de Agosto.

«O PS Loulé apresenta publicamente as suas desculpas ao BE por, em comunicado datado de 31 de Julho, ter atribuído àquela força partidária um voto negativo que na verdade não aconteceu. De facto, tendo sido a reunião por videoconferência, com parte dos deputados municipais a participar remotamente, foi compreensível e involuntária a confusão gerada quanto ao apuramento dos votos», lê-se.

No mesmo comunicado, o partido que está à frente da Câmara de Loulé aproveita para «enaltecer a mudança de posição» do Bloco de Esquerda que, em Setembro de 2017, votou, tal como o PSD, contra, «um acordo de mutação dominial entre Câmara Municipal de Loulé e Infraestruturas de Portugal (IP) que abriu o caminho para a conclusão desta obra estruturante para o concelho».

E quanto à empreitada da Circular Norte em si, que se prevê que ligue a rotunda das Barreiras Brancas à do Pavilhão Municipal? Há concurso aberto, desde 9 de Julho, mas a obra ainda não começou.

 

 



Comentários

pub