“Verão em Tavira” está de volta e traz com ele muita música portuguesa

São várias as bandas e artistas de renome que vão passar em Tavira a partir de amanhã e até Setembro

Carlão

Carlão, Capitão Fausto, Amor Electro, Fernando Daniel, Mario Laginha, Maria João e muitas outras divas, entre as quais a algarvia Viviane, são alguns dos nomes que vão animar o “Verão em Tavira”, que vai promover uma programação cultural diversificada, multidisciplinar a partir de amanhã e até 5 de Setembro, no Parque e Pátio do Palácio da Galeria, nesta cidade.

Os espetáculos deste programa de animação da Câmara de Tavira, com o qual a autarquia decidiu avançar apesar dos atuais constrangimentos resultantes da Covid-19, junta «artistas locais, regionais e nacionais» e visa a «valorização da cultura portuguesa».

Os espetáculos serão gratuitos ou «a preços acessíveis» e vão cumprir «os Planos de Contingência e as normas aprovadas pela Direção Geral de Saúde (DGS) para este tipo de recintos, ao ar livre, com distanciamento social, em plena colina genética da cidade».

Amanhã, o pontapé de saída para mais de um mês de iniciativas é dado com o espetáculo “Eduardo Madeira convida… Carlos Vidal”, no Parque do Palácio da Galeria, às 22h00.

Esta será «uma noite de humor e música, em que temas da sociedade, da política e do desporto são debatidos “de forma pouca isenta e quase nada séria”».

Este Verão, Tavira volta a promover o evento Jazz no Palácio, um ciclo de três concertos que vão decorrer no Pátio do Palácio da Galeria, sempre às 22h00.

Já no dia 4, a próxima quarta-feira, o Mário Laginha Trio, composto por Mário Laginha (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria), sobem ao palco.

Segue-se, no dia 24, Maria João & Carlos Bica Quartet que partilham canções do mundo. No dia seguinte, o projeto Mano a Mano com os irmãos e guitarristas André e Bruno Santos.

 

Fernando Daniel

 

E se o Jazz no Palácio já conta com nomes bem conhecidos da música portuguesa, o resto da programação não lhe ficará atrás.

No dia 12, às 22h00, no âmbito do Dia Internacional da Juventude, Fernando Daniel, «um dos artistas pop mais relevantes da atualidade», apresentará o seu mais recente álbum “Presente” no Parque do Palácio.

Dois dias depois, a 14 de Agosto, às 22h00, será a vez dos “Capitão Fausto” subirem ao palco em Tavira.
Carlão, vocalista e letrista que se notabilizou nos Da Weasel, é outro dos nomes sonantes do programa e atuará no dia 21 de agosto, às 22h00, no Parque do Palácio.

Este será, diz a Câmara de Tavira, «um concerto direcionado não apenas para os pés, mas também para a cabeça, a energia é constante e a entrega total e desprendida».

Do programa também faz parte um concerto dos Amor Electro, «uma das principais bandas da atualidade da música moderna portuguesa», que fecha a programação do “Verão em Tavira” no dia 5 de Setembro, às 22h00, no Parque do Palácio da Galeria.

Destaque ainda para o projeto de Renato Júnior “Uma Mulher não chora”, que vai juntar as cantoras Viviane, Sofia Escobar, Rita RedShoes, Joana Amendoeira, Patrícia Antunes e Patrícia Silveira, Luanda Cozetti e Ana Bacalhau no Parque do Palácio, no dia 7, a partir das 22h00, naquela que será «uma homenagem a todas as mulheres».

 

Rita Red Shoes

 

Quem for este Verão a Tavira terá ainda oportunidade de assistir a um concerto da Orquestra de Jazz do Algarve, no dia 13 de Agosto, às 22h00, no Parque do Palácio da Galeria, e um espetáculo do pianista Pedro Burmester, no dia 18, à mesma hora.

No dia 27, sobe ao palco o projeto Miramar com Frankie Chavez e Peixe.

«Embora tenham experiências distintas estes dois artistas estão unidos pelo seu trabalho com a guitarra. Ao vivo apresentam-se com imagens manipuladas em tempo real – Memorabilia – uma seleção de filmes de arquivo feita pelo realizador Jorge Quintela», descreve a autarquia.

The Black Mamba, representantes de Portugal no Festival da Eurovisão 2021, na Holanda, atuam no dia 28 de Agosto, no Parque do Palácio da Galeria.

Em Setembro, no fim-de-semana em que acontecia a Feira da Dieta Mediterrânica, o fado está em destaque com o concerto de Fábia Rebordão, no dia 2, e de Sara Correia, no dia 4, ambos às 22h00, no Parque do Palácio da Galeria.

Ainda no que se refere a este estilo musical, haverá Galas de Fado, promovidas pela associação Fado com História. No dia 20 de Agosto, atuam Raquel Peters, Sara Gonçalves e Teresa Viola. No dia 3 de Setembro, a noite é dos fadistas Aurora Gonçalves, Márcio Gonçalves, Sara Minhalma e Sandra Pacheco.

No que toca a nomes do panorama musical local, sobem ao palco, no Parque do Palácio, os projetos Osmose (5 de Agosto), Fado Tropical e convidados, Poetas Cantados (dia 6), Giggy e 4 Soul (dia 19) e a Banda Musical de Tavira (dia 26).

No dia 11, no mesmo local e hora, a Escola de dança D’ Dance Company, sedeada em Tavira, apresenta o espetáculo “Contra Luz”.

 

 

Mas não será só em palco que se fará a festa. No Museu Municipal de Tavira é possível visitar, de terça-feira a sábado, entre as 9h15 16h30, as exposições “A Arte que é – II”, de Pedro Portugal, e “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar”.

Já no Núcleo Islâmico, encontra-se patente a nova exposição “De Triana a Tavira. Cerâmicas sevilhanas dos séculos XIV a XVII”, assim como “Tavira Islâmica”.

Numa iniciativa do Museu Zer0 é possível conhecer, na Ermida de São Roque, de 3 a 19 de Agosto, a exposição “S(o)al” dos artistas Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, assim como assistir ao trabalho de Luís Conceição e Flow Productions, de 19 de Agosto a 11 de Setembro.

No primeiro caso, trata-se de uma mostra que «explora elementos da geofonia e antropofonia do sal — os sons da sua génese, produção e uso — e recorre ao próprio sal, enquanto elemento visual, plástico e escultórico, para a construção de um espaço imersivo».

No segundo caso, trata-se de uma« exploração entre a arte analógica e arte digital, em contexto de espaço religioso», em que o Museu Zer0 «apresenta uma performance ao vivo do pianista Luís Conceição, tendo como fundo imagem digital, num ecrã onde se projetam as próprias histórias que inspiraram o músico a produzir as suas obras».

«São apresentadas quatro obras, uma das quais criada, especificamente, para o Museu Zer0 e em estreia, neste momento, Movimento, Aliança Submersa, Reflexos e Caminhada», descreve a Câmara de Tavira.

Durante este período, regressam as feiras de artesanato, no jardim das palmeiras, às sextas, sábados e domingos, a partir das 18h00, numa organização das associações ASTA, Almadrava e Albacora com o apoio do Município.

A edição deste ano do “Verão em Tavira” «pretende garantir a regularidade da programação e representa um investimento da autarquia na economia e cultura, através da contratação de inúmeros serviços e do apoio aos projetos artísticos de âmbito local, regional e nacional».

 

Bilheteiras:

Praça da República: diariamente, entre as 20h00 e as 23h00

Largo frente ao Palácio da Galeria: dias dos espetáculos, entre as 20h00 e as 23h00

Palácio da Galeria: horário de funcionamento dos serviços

Para os espetáculos gratuitos os ingressos encontrar-se-ão disponíveis no dia anterior à sua realização. São disponibilizados, no máximo, dois ingressos por pessoa.

 

 

 

 



Comentários

pub