Moradores dos Bairros de Quarteira já decidiram projetos vencedores do Orçamento Participativo

Projetos serão nos bairros do IGAPHE, da Checul, da Abelheira e da Amendoeira, em Quarteira

Os moradores dos bairros do IGAPHE, da Checul, da Abelheira e da Amendoeira, na cidade de Quarteira, foram chamados a votar este sábado, 24 de Julho, para decidirem os projetos a implementar no âmbito dos respetivos processos do Orçamento Participativo, no âmbito do Quarteira Decide. Os projetos vencedores foram, no bairro da Checul a criação de um mapa do bairro, e nos do IGAPHE e da Abelheira e Amendoeira a instalação de zonas de lazer para as famílias.

Depois das sessões de esclarecimento, realizadas em Abril, dos encontros de apresentação de propostas, que tiveram lugar em Maio, e da análise técnica de viabilidade das ideias recebidas, concluída no final de Junho, chegou agora «o momento destas comunidades decidirem onde aplicar os cinco mil euros atribuídos a cada território», diz nota enviada às redações.

No IGAPHE estiveram a votação cinco projetos, nomeadamente a criação de áreas de lazer, uma a sul e outra a norte do bairro, a instalação de estações de estacionamento de bicicletas, a delimitação dos lugares de estacionamento automóvel, e a realização de uma feira da saúde.

O investimento que saiu vencedor da votação é a instalação de uma zona de lazer para as famílias, na parte sul do empreendimento.

No bairro da Checul foram a votação as propostas de implementação de uma zona de estar para as famílias, a instalação de máquinas para a realização de exercício físico ao ar livre, e a criação do mapa do bairro, tendo sido esta última a mais votada.

Esta trata-se de uma ideia muito simples, que visa «responder a uma necessidade amplamente sentida pela população, nomeadamente quando solicitam a deslocação das forças de segurança ou da proteção civil ao local e essas não conseguem localizar as ruas e os números das portas». Este projeto não esgota a verba atribuída ao bairro, pelo que a equipa analisará com os proponentes a viabilidade de implementar parcialmente o segundo investimento mais votado.

Na Abelheira e Amendoeira estiveram a votação quatro projetos, sendo eles a instalação de uma sala de costura, o desenvolvimento de um curso de formação para jovens, a criação de uma zona de lazer dividida entre os dois empreendimentos e a implementação de uma zona de lazer comum aos dois territórios, tendo sido esta última a mais votada.

A realização das votações nestes bairros foi coordenada por uma equipa de jovens tutores dos Orçamentos Participativos, residentes nos locais, que desde Março têm vindo a dinamizar todo o processo junto das populações.

Segue-se agora a implementação dos projetos vencedores, devendo ser criado um grupo de trabalho em cada território, composto pela equipa do projeto, tutores e proponentes, para tomarem as decisões do ponto de vista operacional.

Este trabalho é desenvolvimento no âmbito do “Quarteira Decide”, que conta com o financiamento da incubadora social Civic Europe, sedeada em Berlim. Este foi um dos 15 projetos financiados por esta entidade, na Europa, num universo de 840 candidaturas.

O Quarteira Decide engloba três bairros da cidade, caraterizados pela diversidade étnica e cultural, por fragilidades socioeconómicas, bem como por baixa coesão cívica. Os seus moradores decidiram e vão agora implementar os projetos que consideraram mais importantes para a comunidade, através de uma metodologia de Orçamento Participativo. Cada bairro tem um orçamento próprio e esse será debatido e consensualizado entre os moradores.

 



Comentários

pub