Cole Porter, música clássica e teatro marcam Julho no Figuras

Segundo este equipamento cultural, os «horários serão definidos em função da evolução da situação pandémica»

Cole Porter sinfónico, com arranjos Zé Eduardo, 10 obras incontornáveis interpretadas pela Orquestra Clássica do Sul e a música pop nacional no Figuras à Rampa marcam a programação de Julho do Teatro das Figuras, em Faro. 

Segundo este equipamento cultural, os «horários serão definidos em função da evolução da situação pandémica e comunicados nos canais do Teatro das Figuras, nomeadamente no site da internet e nas redes sociais».

A música marca a agenda do Teatro neste mês de Julho. No sábado, dia 10, com vista a celebrar os 130 anos do nascimento do genial Cole Porter (1891-1964), o Teatro das Figuras acolhe um concerto muito especial, intitulado “Let’s Do It! Cole Porter Sinfónico”.

Concebido por Zé Eduardo (direção musical e arranjos), com a colaboração de Maria Anadon e João Moreira dos Santos e interpretado pela Orquestra Clássica do Sul, o espetáculo pretende levar os espetadores à descoberta das grandes canções de Cole Porter, um dos mais notáveis compositores do século XX.

A música regressa a 22 de Julho com Snapping Fingers!, numa coprodução da Orquestra Clássica do Sul e o Teatro das Figuras com o Maestro titular John Avery.

O espetáculo “Top 10 De Música Clássica!”, que integra a programação dos Concertos na Rampa do Teatro das Figuras, tem lugar a 29 de Julho.

«A Orquestra Clássica do Sul irá interpretar um programa que reúne uma proposta do top 10 de obras de música clássica: do esplendor barroco de Haendel e Bach, passando pela elegância de Mozart, o humor de Rossini, a sedução de Johann Strauss, acabando com toda a pompa e circunstância», diz o Teatro das Figuras.

O mês de Julho termina com o início do ciclo Figuras à Rampa. No dia 30, Teatro das Figuras acolhe os concertos de Tiago Bettencourt e Suricata. Uma proposta que se estende pelo mês de Agosto com atuações de Capitão Fausto, The Legendary Tigerman, Banda do Filme “Variações” e NEEV, mas também de Catalina, The Mirandas, Galopim e Infante.

Agendado para dia 15 de Julho, o espetáculo “A Idade do Silêncio do Teatro do Mar” nasce do acompanhamento de perto das rotinas de idosos institucionalizados.

«É uma reflexão sobre a nossa relação com a dimensão temporal, colocando em conflito o frenesim do homem contemporâneo e a imediatez de tudo, com o tempo do idoso e a sua necessidade de hábitos que, incorporados à vida, se tornam poesia do quotidiano, parecendo estabelecer uma relação continuada e duradoura com o mundo», diz o Teatro das Figuras.

A dança continua em destaque na programação do Teatro das Figuras com o espetáculo “Chama-Se Amor, Amor”, de Carolina Cantinho, dia 28, culminando no fim de semana de 31 de Julho e 1 de Agosto, com Dançarte, um concurso organizado anualmente pela Associação Beliaev Centro Cultural.

Destina-se a jovens bailarinos de escolas nacionais e estrangeiras, com idades compreendidas entre os 8 e os 25 anos, que competem em dança clássica, dança contemporânea, dança de caráter, dança jazz, hip-hop e sapateado. Desde 2016, compreende também um concurso de coreografia, destinado a coreógrafos contemporâneos.

A 22 de Julho, uma coprodução Teatro das Figuras, Teatro Municipal da Guarda e Cine-teatro Avenida, o espaço farense acolhe a residência do espetáculo “ORIGINados”, uma criação de Luciano Amarelo e interpretação de Alan Sencades, Clara Zolesi e Diogo Santos.

 

 



Comentários

pub