Aumento de casos de Covid-19 levam Olhão a reativar Núcleo de Apoio à Saúde Pública

Esta equipa ajuda na realização de inquéritos epidemiológicos, gestão de contactos de risco, seguimento de pessoas em vigilância ativa e atribuição de altas

O aumento do número de cidadãos com Covid-19 e em isolamento profilático, em Olhão, levou a Câmara a reativar do Núcleo de Apoio à Saúde Pública (NASP) deste concelho, que volta a funcionar nas instalações da Biblioteca Municipal Dr. José Mariano Gago, temporariamente encerrada ao público.

«Duas dezenas de funcionários da autarquia continuam a trabalhar lado a lado com a equipa de saúde pública para auxiliar na realização de inquéritos epidemiológicos, gestão de contactos de risco, seguimento de pessoas em vigilância ativa e atribuição de altas. É também a partir dali que estão a ser realizados os agendamentos telefónicos das vacinas», segundo a Câmara de Olhão.

António Miguel Pina, presidente da autarquia, enalteceu «o esforço e altruísmo de toda a equipa, cujo trabalho é determinante para controlar a pandemia, quebrando cadeias de transmissão e acelerando o processo de vacinação».

 

 

O NASP «está integrado na célula de Operações do Posto de Comando Municipal, implementado desde a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Olhão – Situação Epidemiológica Covid-19, e é coordenado pela autoridade de saúde local, tal como tinha acontecido em Janeiro, no pico da pandemia».

«Funciona em articulação direta com o Serviço Municipal de Proteção Civil, Serviços de Ação Social e forças de segurança, a quem são comunicadas todas as situações de utentes incontactáveis e eventuais incumprimentos do dever de isolamento», explicou a autarquia.

O atendimento telefónico está disponível nos dias úteis, das 9h00 às 17h00, através do número 289 700 115.

 



Comentários

pub