APA diz que descarga na Praia dos Pescadores foi de água potável e levanta interdição

Rutura num cano de água potável de abastecimento público esteve na origem da interdição

A Praia dos Pescadores já não está interdita a banhos e, garante a Câmara de Albufeira, nunca devia ter estado, uma vez que a descarga ontem ocorrida e que motivou a interdição não foi de esgoto, mas sim de água potável.  Entretanto, os testes realizados confirmaram que «a qualidade da água era compatível com a prática balnear», segundo a autoridade de Ambiente.

Ontem, cerca das 18h00, a Autoridade Marítima Nacional hasteou a bandeira vermelha nesta praia, na sequência de um alerta de que, debaixo do pontão, estava a sair água com uma cor acastanhada, apresentando odor intenso.

Elementos do Posto da Polícia Marítima de Albufeira que foram enviados para o local confirmaram a presença de água acastanhada e mal cheirosa na praia, tendo sido hasteada a bandeira vermelha, conforme indicado pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Portimão.

No entanto, não se tratava de esgoto.

«O incidente ocorrido deveu-se a uma rutura na rede de abastecimento de água (potável) na Avenida da Liberdade, o que deu origem à cor amarelada, fruto da erosão do terreno provocada pela saída da água em pressão», garantiu José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, numa nota pública.

«A massa de água gerada por este incidente foi encaminhada pelos dispositivos de drenagem superficial da Rede Pluvial para o interior do Túnel de Drenagem da Ribeira de Albufeira, que passa por baixo da Avenida da Liberdade», acrescentou.

Como não chove há muito tempo, «no interior do Caneiro vão ficando depositados resíduos provenientes das lavagens da rua e de esplanadas, o que, num ambiente húmido, propicia um desenvolvimento bacteriológico que acelera a decomposição desses resíduos, originando um composto designado por “mau cheiro”».

José Carlos Rolo considera «ter havido alguma precipitação por parte da Capitania de Albufeira/Portimão, em interditar a Praia a banhos sem ter consultado previamente este município, bem como ter uma feito divulgação errónea da situação», até porque «a situação foi reposta pelos Serviços Municipais em pouco mais de uma hora».

Num comunicado, a Agência Portuguesa do Ambiente dá conta do levantamento da interdição, ao mesmo tempo que confirma que a rutura verificada foi numa «conduta de águas de abastecimento na cidade de Albufeira». A
«água foi drenada para a praia, atingindo o mar através do pontão da praia dos Pescadores, arrastando muitos sedimentos gerados pela erosão ocorrida na zona da afetada pela rotura», descreve a APA.

«A situação foi prontamente identificada e solucionada e como medida cautelar a Autoridade Marítima hasteou a bandeira vermelha na praia até que que os resultados analíticos das amostras comprovassem que a qualidade da água era compatível com a prática balnear», disse.

«As análises microbiológicas efetuadas à água balnear da praia dos Pescadores indicam que não há risco para a saúde dos utentes, pelo que a situação voltou à normalidade, hoje dia 20 de Julho de 2021», rematou a Agência Portuguesa do Ambiente.

 

 



Comentários

pub