Projeto Smartcity:Lagoa é tema de seminário online

Público em geral pode seguir a sessão através do Youtube

O projeto Smartcity:Lagoa vai estar em foco em mais uma sessão do ciclo de seminários Inovação & Desenvolvimento Local (IDL), que será promovida pelo Observatório Autárquico da Universidade Católica Portuguesa CESOP-Local amanhã, dia 24, às 15h00.

O “Seminário Inovação & Desenvolvimento Local: O Projeto Smartcity:Lagoa” vai decorrer online, na plataforma Zoom.

Apesar da sala virtual ter acesso limitado aos convidados, às autarquias e a especialistas, o público em geral pode seguir a sessão através do Youtube do CESOP-Local, «podendo colocar as suas questões por via da caixa de conversação».

«Na 6ª edição do IDL, iremos falar com a primeira Cidade Inteligente do Algarve sobre Transição digital, Análise Inteligente de Dados, Monitorização, Confiança, Integração e Transparência», segundo os organizadores do evento.

Mário Guerreiro, vereador da Câmara  de Lagoa, Rogério Campos Rebelo, professor universitário, investigador especialista na área da Internet das Coisas, de tecnologias LPWAN e Indústria 4.0, e Rui Mesquita, especialista em gestão de redes e smart cities, coordenador do “Smartcity Lagoa”

O  Centro de Controlo Smart City do concelho de Lagoa, o primeiro da região algarvia, «tem como missão aproximar os munícipes da autarquia, mas também trazer impactos positivos no tecido empresarial, associativo e educacional do concelho algarvio».

«Estes dados depois de recolhidos e analisados dão início aos respetivos processos de resolução através da plataforma/app disponibilizada online para o efeito», acrescenta o CESOP-Local.

Nesta fase, o Centro de Controlo do Município de Lagoa «monitoriza situações reportadas pelos munícipes referentes a água e saneamento, jardins, limpeza e resíduos, fiscalização (obras) e infraestruturas mas está previsto que a monitorização se estenda a áreas como o turismo e eletricidade e que conte com a ajuda de uma rede de sensores espalhados pelo concelho, otimizando a interação e proximidade entre autarquia e munícipes em prol de uma comunicação e gestão de recursos mais participativa e eficiente, promovendo a mobilidade, segurança e acessibilidade».

O Centro de Controlo «encontra-se em funcionamento permanente, recolhendo dados de sensorização, assim como situações reportadas pelos cidadãos».

 

 



Comentários

pub