Ministro assegura que Portugal cumpriu as regras na entrada de britânicos

Santos Silva diz que país não “escancarou” as portas aos turistas

O ministro dos Negócios Estrangeiros assegurou hoje que Portugal cumpriu as regras de saúde pública relativamente à entrada de turistas britânicos, depois das críticas de Angela Merkel à descoordenação europeia quanto a viagens na União Europeia.

“O que nós dissemos foi que os viajantes britânicos que vêm para Portugal, apresentando um teste negativo à chegada, podem entrar em Portugal. Não vejo que seja, de alguma maneira, escancarar Portugal aos ingleses sem o cuidado de verificar as suas condições de saúde no que diz respeito à Covid-19”, disse Augusto Santos Silva na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.

“É difícil compreender as posições de alguns governos dos Estados-membros que agora querem propor novos critérios. O que nós fizemos em relação aos britânicos é o que a partir de 1 de Julho será obrigatório no âmbito da UE”, disse ainda o ministro, que respondia a uma pergunta do PCP sobre regras de viagens para os cidadãos da UE.

Na terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, criticou a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que a seu ver “poderia ter sido evitada”, aludindo nomeadamente à permissão dada por Portugal, que preside atualmente ao Conselho da UE, à entrada de turistas – como os britânicos.

 



Comentários

pub