Cavalo~marinho andou à solta nos jardins de infância de Monchique [com fotos]

Espetáculo interativo de música e dança Cavalo~Marinho encantou as crianças e as suas famílias do Agrupamento de Escolas de Monchique, em mais uma ação educativa do PEEA

 

Cavalo~Marinho, uma peça curta de dança e música para a primeira infância, com direção artística de Madalena Victorino e co-criada e interpretada pela bailarina Alice Duarte e pela saxofonista Ana Raquel, aconteceu em oito sessões, nos dias 10 e 11 de Junho, no Jardim-de-Infância de Monchique.

Maria de Jesus Duarte, diretora do Agrupamento de Escolas de Monchique, sublinha que esta iniciativa “é mais uma das ações educativas do Projeto de Educação Estética e Artística no nosso agrupamento, que, desta vez, desafiou crianças do pré-escolar e 1º ciclo e as suas famílias a entrar no mundo imaginário de um laguário, entre o céu e mar. As aventuras vividas pelas crianças constituem já uma reserva emocional donde estão a emergir atividades transdisciplinares”.

Helena Tapadinhas, embaixadora do Projeto de Educação Estética e Artística/DGE no Algarve, referiu que “ ao fazer acontecer projetos de fruição dirigidos à comunidade escolar, o PEEA pretende fazer girar o carrossel dos sonhos, como fez o cavalo-marinho neste mundo mágico proporcionado por esta experiência estética e artística marcante”.

Além dessa dimensão encantatória, “este espetáculo tem ainda a vertente fundamental do território, ao abordar a temática dos cavalos-marinhos, poucos dias depois de ter sido publicado o decreto-lei que atribui um regime de proteção a esta espécie, e de terem sido delimitadas áreas de refúgio na Ria Formosa”, acrescenta aquela responsável.

O Agrupamento de Escolas de Monchique integra a rede do PEEA da Direção-Geral de Educação desde 2019, tendo realizado já duas ações de formação de professores (uma oficina de Educação Artística e um Curso de Teatro).

Prepara-se agora para iniciar três projetos PARTe | projetos arte e território, com apresentações de dança na comunidade nos dias 25 de Junho, 2 e 8 de Julho.

As ações educativas do PEEA em Monchique são fruto de parceria com a Câmara Municipal deste concelho serrano algarvio, cujo protocolo será firmado em cerimónia no próximo dia 2 de Julho.

 

 

Fotos: Câmara Municipal de Monchique e Helena Tapadinhas

 

 



Comentários

pub