Algarve já tem Conselho Coordenador Regional da SEDES, liderado por Paulo Neves

A instalação deste Conselho Coordenador aconteceu na presença de Álvaro Beleza, presidente da SEDES

A SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social já tem Conselho Coordenador Regional, no Algarve, liderado por Paulo Neves, e cuja tomada de posse aconteceu no passado dia 28 de Maio, em Lagoa. 

A instalação deste Conselho Coordenador aconteceu na presença de Álvaro Beleza, presidente da SEDES, Maria João Louro, secretária-geral, e Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.

Nesta reunião geral, que contou com uma palestra/debate por Francisco Serra, associado e antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, foi discutido o cenário de desenvolvimento preconizado para a região para a próxima década.

Esta é uma iniciativa que a SEDES, fundada em 1970, também está a organizar a nível nacional que culminará com apresentação de teses por temas sectoriais de propostas para Portugal, a discutir entre Outubro, Novembro e Dezembro.

No Algarve, há seis grupos de trabalho distritais já constituídos. A SEDES trabalhará «pela afirmação do Algarve em torno da inovação com diálogo intergeracional, desenvolvimento sustentável, concertação social, capital humano e cooperação inter-regional e transfronteiriça, Direitos e Cidadania ativa».

Estes grupos de trabalho, coordenados por Francisco Serra, incluem Fátima Duarte, Francesco Berrettini, Paulo Cabrita, Patrícia Rego, Paulo Bernardo, Rui Calado e Tiago Botelho.

A água, o plano verde com o Alentejo, a próxima Cimeira Ibérica e a ligação ferroviária entre o Algarve, e Andaluzia vão ser «pontos nevrálgicos» e «primordiais ao desenvolvimento de estratégias de afirmação do sul ibérico no contexto europeu e nacional», diz a SEDES.

Um último desejo, proposto pelo presidente Paulo Neves, é o de que a SEDES Algarve possa «contribuir para fazer renascer, com outros parceiros regionais, a organização do Congresso do Algarve enquanto espaço de reflexão, debate e afirmação da região, a cada dois anos, como meio crítico de avaliação do caminho estratégico do plano Algarve 2030».

Álvaro Beleza, cujo passado profissional o liga à instalação do Laboratório de Saúde Pública Laura Ayres, disponibilizou a SEDES, com o seu saber e experiência nestes 50 anos, a contribuir para que o Algarve tenha o desenvolvimento que o país precisa e enalteceu o papel dos municípios, como o de Lagoa, cujo presidente encerrou a iniciativa, na reabilitação com ambição no apoio social, desportivo e económico para a afirmação plena de oportunidades e da cidadania local participada.

 

Órgãos distritais eleitos:

Paulo Neves (presidente)

José Águas da Cruz

Ana Fazenda

Carlos Figueira

Carlos Gouveia Martins

Fernando Villa-Nova

João Cabral

Comentários

pub