Reabertura de hotéis, restaurantes e lojas leva a descida de 3,5% do desemprego no Algarve

Esta queda deve-se ao facto de, no mês de Abril, o desconfinamento ter acelerado

O desemprego registado no Algarve diminuiu 3,5% em Abril, em comparação com os dados de Março, segundo os dados divulgados na quinta-feira, dia 20 de Maio, pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).

De acordo com estes números, o Algarve tinha, no final do quarto mês do ano, 32.271 desempregados registados nos serviços do IEFP, menos 1.182 do que em Março.

Esta queda deve-se ao facto de, no mês de Abril, o desconfinamento ter acelerado, com a reabertura de hotéis, resorts, cafés, restaurantes e lojas, tal como com o reinício de algumas ligações aéreas.

Ainda assim, se a comparação for feita com o mesmo mês do ano passado (Abril de 2020), há, na região, mais 22,3% de desempregados inscritos (+5.892).

De acordo com os dados do IEFP, em Abril houve 637 ofertas de emprego, no Algarve, mais 240 (60,5%) do que em Março, algo a que não será alheio o início do processo de desconfinamento.

A nível nacional, o desemprego registado, no final do mês, desceu 2,1%, em comparação com Março. Há cinco meses que este indicador não descia em Portugal.

Curiosamente, no Algarve, a queda até foi superior (-3,5%). Já o Alentejo registou uma descida de 4,7%.

 

 

Por concelhos, o desemprego desceu nos 16 municípios algarvios. Albufeira continua a ser aquele que tem maior número de desempregados (5437), seguindo-se Portimão, com 4.438, e Loulé, com 3.995 [ver gráfico].

Durante o mês de Maio, com a reabertura do corredor aéreo para o Reino Unido, a expetativa é de que a descida do desemprego seja ainda mais acentuada.

De resto, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, garantiu, esta segunda-feira, que já se nota nos centros de emprego a reabertura dos voos turísticos, vindos do Reino Unido, para o Algarve.

 

 

 

 



Comentários

pub