Festival de Caminhadas do Ameixial regressa para revelar «riquezas» da serra do Caldeirão

Evento arranca logo no dia 7 de Maio, com uma conversa on-line sobre “Ameixial, Hoje e Amanhã”

O 8º Walking Festival Ameixial/Festival de Caminhadas do Ameixial (Loulé), está de regresso nos dias 8 e 9 de Maio «para nos revelar a riqueza natural e cultural da serra do Caldeirão», com «a devida segurança». Ao todo serão, 18 caminhadas que se vão realizar nesses dois dias, além de outras iniciativas.

Pela primeira vez, o Walking Festival Ameixial decorre fora da sua data normal (último fim-de-semana de Abril), devido às circunstâncias impostas pela Covid-19.

O programa contempla, logo no dia 7 de Maio, uma conversa on-line sobre “Ameixial, Hoje e Amanhã”, na qual, segundo a organização do evento, «se procurará trocar ideias construtivas e positivas sobre o desenvolvimento sustentado desse território».

A conversa contará com a participação de ameixialenses, especialistas, participantes de anteriores edições do festival de caminhadas e outros convidados. O evento é aberto a todos e será transmitido em direto nas redes sociais.

Já as caminhadas regulares, temáticas e familiares, foram divididas pelos dias 8 e 9 de Maio.

As distâncias variam entre os 4 e os 23 quilómetros, em percursos pedestres sinalizados, guiadas por guias da região, da International Federation of Popular Sports (IVV), ou «por quem nos pode explicar mais sobre a arqueologia da escrita do Sudoeste e da Pré-história, mas também sobre a geologia da serra, o mundo dos insetos e dos bichos ou o património à volta da aldeia».

A participação no Walking Festival Ameixial tem um custo de 5 euros (um dia) e 10 euros (para os dois dias). As inscrições podem ser feitas aqui.
Todas as caminhadas vão ter início às 9h30 em locais pré-determinados (de forma a evitar ajuntamentos entre os participantes e na aldeia).

Há ainda a opção de reservar, para cada dia, «uma merenda repleta de inesquecíveis sabores serranos. Esta opção visa dar um pequeno contributo à economia local, uma vez que nesta edição não se irão realizar convívios, jantares ou momentos musicais na aldeia, de modo a evitar qualquer situação de risco sanitário», explicam os promotores.

No âmbito da edição deste ano foi também restruturada a página de internet dedicada ao Walking Festival Ameixial.

Segundo os promotores do Walking Festival Ameixial, com o novo portal pretende-se «por um lado, ajudar o visitante a conhecer os valores naturais e culturais da freguesia do Ameixial, mas também revelar todo o trabalho que tem sido feito no âmbito da organização deste Festival. Contributos como a sensibilização ambiental e cultural, a implementação de equipamentos de apoio às caminhadas, a criação de património artístico a partir do património arqueológico, a recuperação de património etnográfico e saberes imateriais, ou a reflorestação de alguns espaços».

A escrita do Sudoeste, a primeira forma de escrita da Península Ibérica que se encontra concentrada entre o Baixo Alentejo e o Algarve, é o elemento de diferenciação do Walking Festival Ameixial. Este Festival tem ainda como objetivos «reforçar a identidade da comunidade ao seu rico património natural e cultural; contribuir para a dinamização da economia local; sensibilizar para a sua valorização sustentável e ampliar a oferta e atenuar os efeitos da sazonalidade turística do Algarve».

Numa estratégia de contribuir para posicionar e promover a “Serra” no segmento do Turismo de Natureza e Cultural, o Walking Festival Ameixial integra também o Algarve Walking Season, uma rede de festivais de caminhadas que se realizam em Alcoutim, Barão de São João (Lagos) e, pela primeira vez, em Monchique.

Integra ainda a iniciativa “Geoparque Algarvensis” cujos objetivos coincidem em todo com a missão deste festival.

O 8º Festival de Caminhadas de Ameixial é uma iniciativa promovida pela QRER – Cooperativa de Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, com organização da Proactivetur, do Projeto ESTELA, da Câmara Municipal de Loulé e da Região de Turismo do Algarve, com o apoio da Junta de Freguesia do Ameixial, do Museu Municipal de Loulé, da ANA Aeroportos, entre muitos outros.

 



Comentários

pub