Antiga lota de Alvor vai transformar-se num espaço de dinamização

Obra de requalificação custará 238 mil euros

A Antiga lota de Alvor vai ser requalificada e «transformar-se em espaço polivalente de dinamização cultural».

A Câmara de Portimão vai investir cerca de 238 mil euros no projeto “Antiga lota de Alvor – Espaço Polivalente”, que pretende «restaurar, conservar e dinamizar o edifício, viabilizando-o em termos de valorização patrimonial e dinamização cultural, como contributo para a perpetuação dos conhecimentos e transmissão de saberes da comunidade local», revelou a autarquia.

Tudo isto será feito «em articulação com o futuro Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor, já em construção».

«A dinamização cultural de ambos os espaços é o principal objetivo do projeto, que tem em consideração os pescadores reformados que diariamente procuram a antiga lota como ponto de contemplação e de socialização», segundo a Câmara.

«Esta valorização simboliza igualmente um reforço positivo na oferta e empreendedorismo turístico do município, pois a antiga lota constitui um dos cartões de visita para os largos milhares de turistas que procuram Alvor», acrescentou.

 

 

Também está contemplada «a reabilitação de memórias e histórias da pesca e da comercialização do pescado em lota, assim como alguns hábitos gastronómicos e de consumo locais, dando ainda a conhecer a envolvente e paisagem ribeirinha em termos do importante património natural e da biodiversidade da Ria de Alvor».

De caminho, vai-se evocar a história da evolução da zona ribeirinha de Alvor, no que toca «à sua ocupação ao longo dos tempos e dos importantes espaços de memória que aí existiram, como a antiga estiva, os armazéns de trabalho dos pescadores ou as primeiras tascas, hoje convertidas em restaurantes».

Paralelamente, o município portimonense vai conceber um programa anual de atividades, «entre as quais passeios pela envolvente ribeirinha, exposições das artes de pesca locais com explicações por pessoas relacionadas com a temática e realização de um mercado de peixe que recrie o ambiente de lota que durante várias décadas animou este espaço».

 

 

Ao mesmo tempo, será promovido «contacto direto com a comunidade piscatória, de espaços de tertúlia e de demonstrações gastronómicas, iniciativas musicais e cénicas, etc».

«Fazem igualmente parte dos planos municipais integrar a antiga lota e zona envolvente nos circuitos turísticos relacionados com património cultural e de natureza, sustentabilidade marítima, piscatória e ambiental ou com o ecoturismo, criando condições para pequenos passeios comentados pela Ria de Alvor sobre temas da sua história e vivências, ou centrados na rica biodiversidade local, que permitirá potenciar a consciencialização para o desenvolvimento sustentado deste destino», concluiu a Câmara de Portimão.

A reabilitação da lota de Alvor terá uma comparticipação a 85%, no valor de 234 mil euros, no âmbito do programa MAR2020.

 



Comentários

pub