São Brás de Alportel e Associação de Produtores Florestais reforçam colaboração

O protocolo assinado dará continuidade e reforçará assim o trabalho realizado desde 2010, em prol da valorização do potencial florestal e da prevenção de incêndios rurais

Foto: Município de São Brás de Alportel

O Município de São Brás de Alportel e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão (APFSC) assinaram hoje, 12 de Abril, um protocolo de colaboração, dando continuidade e reforçando assim o trabalho realizado desde 2010, em prol da valorização do potencial florestal e da prevenção de incêndios rurais.

Nesta parceria, a Associação de Produtores Florestais compromete-se a «contribuir para a valorização da fileira florestal, o fomento da proteção florestal e a preservação dos valores naturais da Serra do Caldeirão, compatibilizando a utilização das áreas florestais com outras atividades agroflorestais como a silvo pastorícia, a cinegética, a apicultura e o turismo rural a par da prevenção e defesa da floresta da Serra do Caldeirão contra incêndios rurais», diz o município.

A associação prestará ainda apoio e aconselhamento técnicos, continuará a promover a Zona de Intervenção Florestal da Serra do Caldeirão, assim como a «sensibilizar e mobilizar os produtores florestais para a importância de criar mais zonas de intervenção florestais no concelho assim como de outros instrumentos de gestão florestal», reforça a autarquia.

O protocolo inclui ainda a garantia de que as equipas de Sapadores Florestais da associação estarão disponíveis para ser mobilizadas para a vigilância de áreas definidas no Plano Operacional Municipal, para primeira intervenção e apoio no combate a incêndios rurais e ações de rescaldo e vigilância.

A sensibilização da comunidade para a importância do cumprimento da legislação no que se trata de limpeza da floresta, do espaço rural para prevenção de fogo e proteção de pessoas e bens é outra das áreas em que a associação se compromete a colaborar com o Município de São Brás de Alportel.

A execução dos trabalhos de prevenção de incêndios florestais e da valorização da floresta passa a contar com um apoio anual do município no valor de 22 mil euros.

«O interior algarvio é, atualmente, um ponto de atração turística que contribui para a dinamização económica e social destas zonas onde, ao mesmo tempo, se trava um combate contra a desertificação humana. A estratégia municipal para um desenvolvimento sustentável do concelho passa pela proteção e pela valorização do património natural e florestal da Serra do Caldeirão«, salienta o município.

 



Comentários

pub