Onde está o emprego para os jovens?

Conversa com um eurodeputado, dirigentes e jovens empreendedores

Emprego jovem – foto de arquivo

O emprego dos jovens é o grande tema do debate que tem lugar esta terça-feira, dia 27, a partir das 11h30, ao vivo e em direto no Youtube da Universidade do Algarve, com a participação de vários oradores, entre os quais o eurodeputado José Manuel Fernandes.

Em Fevereiro passado, Portugal tinha a 6ª taxa de desemprego jovem mais alta da Europa, 21,6% segundo o Eurostat.  No Algarve, esta cifra é ainda mais elevada e tem-se agravado durante a pandemia.

Desafiados e inspirados pelo Pacto para a Empregabilidade jovem, lançado pela rede DYPALL, no decorrer de 2020, o Europe Direct Algarve organizou, no passado dia 19 de Abril , em colaboração com a rede EURES e o IEFP, uma sessão da Volta de Apoio ao emprego, sessão de informação sobre oportunidades no espaço europeu, para jovens desempregados na região.

Esta terça-feira, dia 27, no Diálogo sobre Emprego Jovem, voltam ao tema, mas propondo a partilha de Boas Práticas no espírito de participação da  Estratégia da União Europeia para a juventude 19-27.

O evento foi mesmo inscrito na recém-criada Plataforma para a Conferência sobre o Futuro da Europa, tendo sido convidado o eurodeputado José Manuel Fernandes «para responder às perguntas difíceis, mas também para nos inspirar».

Os facilitadores  deste diálogo, que trarão as suas experiências  são jovens empreendedores, da TechHub, do Projeto Novas Descobertas, da Cooperativa Contextos e da Tails Travel.

E haverá, com cada um diálogos curtos, em torno do Emprego Azul (ligado à economia do mar , uma das áreas prioritárias da estratégia de especialização inteligente regional), Verde (ligado às agendas de transição climática/ambiental/energética, consubstanciadas no Pacto Ecológico Europeu) e Digital (setor onde se anunciou recentemente a criação milhares de postos de trabalho).

Muitos outros negócios e ideias estarão presentes na feira virtual que tem lugar na plataforma de Facebook Jovens em ação: oportunidades de emprego,  com um momento de after party para agendamento de reuniões .

Programa
Jovens em Ação:  Oportunidades de Emprego
Facilitadora do Diálogo: Sara Bastos

11h30-11h45 Emprego jovem no Algarve
Aquiles Marreiros, OADR-CCDR Algarve
Álvaro Araújo, CEFP do IEFP VRSA

11h45-12h15 O que a Europa faz pelo teu Emprego?
José Manuel Fernandes, MEP (Os jovens na Presidência portuguesa)
João Vilaça Erasmus+JA(O que há de novo no Erasmus+)
Natália Torégão, EURES (A mobilidade profissional na Europa)
Q&A

12h15-12h30 Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem
Bruno António, Dypall Network
Q&A

12h30-12h50 Emprego Azul
facilitador: Jorge Machado, Cooperativa Contextos
Q&A

12h50-13h10 Emprego Digital
Facilitador: Vanessa Nascimento, Algarve Evolution – TecHub
Q&A

13h10-13h30 Emprego Verde
Facilitador: Andreia Rodrigues, Projeto Novas Descobertas
Q&A

13h30 Participação e Emprego
Custódio Moreno, Diretor Regional do Algarve do IPDJ

13h40 Encerramento & informações
Sara Bastos, taills.com

After Party – B2B – troca contactos, agendamentos, perguntas..

 

Para os que não tiveram possibilidade de se inscrever o evento estará live no youtube da Universidade do Algarve, que apoia a iniciativa.

 

 



Comentários

pub