Obras do «prometido canil/gatil de Faro» já começaram

Fundações do futuro Centro Oficial de Recolha de Animais (CROA) estão a ser erguidas

As obras daquele que será «o prometido canil/gatil de Faro», o futuro Centro Oficial de Recolha de Animais (CROA), já estão em curso, anunciou a Câmara farense.

As fundações deste complexo situado no Gelhim, na freguesia da Conceição e Estoi, cuja construção custará cerca de 1,1 milhões de euros, começaram a ser erguidas este mês.

O CROA de Faro terá uma capacidade máxima de 173 animais, incluindo um núcleo para adoção e outro para animais em quarentena. A estrutura vai contar com 16 boxes coletivas para gatos e área de canil com 42 boxes coletivas, bem como com áreas de circulação exteriores e dois parques lúdicos para animais. O projeto também contempla zonas administrativas, de tratamento e medicina veterinária».

 

 

Para Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, que acompanhou os trabalhos iniciais do futuro centro no dia 15, a passada quinta-feira, esta obra «é uma das mais importantes conquistas para todos os que, como nós, prezam a dignidade, a saúde e o bem-estar dos animais».

A autarquia, numa nota de imprensa, reforça a ideia, dizendo que o centro surge «no seguimento de um princípio orientador de respeito e preservação do bem-estar e dignidade animal seguido pelo município de Faro, que tem também vindo a estabelecer parcerias com associações de defesa da causa animal e realizado campanhas de sensibilização contra o abandono, maus-tratos e cuidados com os animais».

Ao mesmo tempo, têm sido adotadas medidas «com excelentes resultados», nomeadamente «a realização de projetos de captura, esterilização e devolução» de animais errantes.

Faro também foi «dos primeiros» municípios do país «a proibir a realização de espetáculos circenses em espaço público com animais em cativeiro e outros eventos que implicam sofrimento animal, que considera deprimentes e lesivos da consideração e respeito que todos devemos ter para com os animais».

A Câmara de Faro salientou ainda que «reforçou o pessoal afeto ao Serviço de Veterinária, contratando um novo médico veterinário, preparando-se também para adquirir uma carrinha adequada às necessidades do serviço, o que implicará um investimento de 23 mil euros».

 

 

 

 



Comentários

pub