Três mulheres comandam os navios da Marinha em missão no Sul

Hoje há 881 mulheres na Marinha, representando 11% do universo

Os três navios que a Marinha tem em missão na Zona Marítima do Sul são todos comandados por mulheres. O NRP Escorpião, o NRP Pégaso e o NRP Sagitário têm ao comando, respetivamente, as tenentes Joana Canas Costa, Raquel Monteiro Pinto e Catarina Matos Aresta.

A segundo-tenente Raquel Monteiro Pinto, na Marinha Portuguesa desde 2012, é comandante do NRP Pégaso desde 8 de Setembro do ano passado.

A segundo-tenente Catarina Matos Aresta também entrou na Marinha em 2012 e é quem comanda o NRP Sagitário, desde 11 de Fevereiro deste ano.

Os três navios encontram-se atualmente em missão na Zona Marítima do Sul.

Segundo nota da Marinha, «o comando de navios de guerra por oficias da Marinha do género feminino ocorreu pela primeira vez em 2006». Desde então, «20 mulheres já exerceram a função de comando a bordo».

Foi em 1992 que entraram as primeiras mulheres militares na Marinha. «Desde há 29 anos que a integração tem sido feita de forma natural nas mais variadas áreas, com especial enfoque para a área operacional», salienta a Marinha. Hoje as militares são 881 e representam 11% do universo de Marinha.​

 

 



Comentários

pub