Governo quer aumentar água no Algarve para pagar Pomarão e dessalinização

Deputados algarvios do PSD já apelidaram a intenção de «absurda»

O Governo  quer aumentar o preço da água no Algarve para ajudar a fazer face aos custos de manutenção da ligação ao Pomarão e de uma central de dessalinização no Algarve, obras de aumento da eficiência hídrica previstas no Plano de Recuperação e Resiliência.

Esta intenção foi revelada por João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, durante um seminário online sobre o dinheiro destinado aos recursos hídricos no PRR.

Segundo o governante, o aumento «não será grande» e também será suportado pelos grandes consumidores, nomeadamente os agricultores e o golfe.

O governante justificou  a medida com a necessidade de garantir o funcionamento de dois projetos que serão «um seguro» para que a região tenha mais água disponível, a ligação do Pomarão à barragem de Odeleite, projeto que custa 55 milhões de euros, e a dessalinização de água do mar, que custa 65 milhões.

«Têm que ser entendidos como um seguro que queremos introduzir no Algarve», disse Matos Fernandes, realçando que a dessalinização «tem impacto ambiental, a sua localização exata terá que ser muito bem pensada e avaliada com muitíssimo cuidado».

A sua concretização «não pode significar um aumento apenas nos consumidores domésticos. (…) Todos os setores terão que pagar o prémio deste seguro», ou seja, garantir os custos de manutenção do projeto.

Numa reação a estas declarações, os deputados do PSD eleitos pelo Algarve vieram a público considerar que a intenção «é absurda» e «faz dos algarvios os culpados pela falta de água».

Para Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos, esta decisão é «uma provocação à região», já que consiste em aplicar aos algarvios «uma lógica de custo-benefício que não é aplicada a mais nenhum projeto constante no Plano de Recuperação e Resiliência».

«Não é razoável que o Algarve, a região mais tragicamente abalada pela crise, beneficie apenas 1,7 % da bazuca, quando representa quase 5 % da economia e da população nacional e, naquilo que beneficia, ainda tenha que o custear por via do aumento do preço da água», dizem.

Os deputados consideram, ainda, que os algarvios «enfrentam a maior crise de que há memória».

«Já nos negaram o plano específico de emergência para a região que tinham anunciado em Julho, mas abandonaram, e agora vamos enfrentar aumentos do preço da água para empresas e consumidores, o que só serve para tornar a região menos competitiva», acusam os deputados do PSD eleitos pelo Algarve

Os três parlamentares algarvios «vão dirigir um requerimento de urgência ao Governo, a exigir explicações e a reversão desta decisão».

 



Comentários

pub