Faro alarga acesso gratuito a medicamentos a 400 munícipes

Protocolo foi assinado em 2019 com a Associação Dignitude e é agora estendido

Créditos: Depositphotos

A Câmara de Faro alargou o “Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento” de 250 para 400 beneficiários, permitindo a que mais munícipes tenham acesso gratuito a medicamentos. 

Depois de, em 2019, se ter associado a este projeto, através de um protocolo celebrado com a Associação Dignitude, possibilitando a 100 munícipes beneficiarem deste apoio, o Município de Faro aumentou em 2020 o número de beneficários de cartões “Abem” para até 250 munícipes, que puderam assim ter acesso, de forma 100 por cento gratuita, em farmácias aderentes, a medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Agora, o número aumenta para 400 beneficiários.

Até ao momento, este programa já ajudou 280 munícipes do concelho, que pouparam, desta forma, mais de 40 mil euros em medicamentos.

Em nota de imprensa, a Câmara de Faro explica que, «face aos efeitos da crise provocada pela pandemia, a procura por apoios, nomeadamente ao nível dos cuidados de saúde e aquisição de medicamentos, se encontra numa fase crescente, sendo premente garantir o apoio e implementação de medidas tendentes à inclusão social e de indivíduos e famílias carenciadas».

Nesse sentido, a Autarquia entendeu “alargar” o protocolo celebrado com a Associação Dignitude, devendo os atendimentos sociais continuar, nos próximos meses, a referenciar candidatos a beneficiários do “Programa Abem”.

O Município identifica e avalia socioeconomicamente os agregados que são indicados, quando elegíveis, à Associação Dignitude, para posterior emissão dos cartões de beneficiários.

 



Comentários

pub