ABC consolida-se coorganizando reunião internacional de Centros Académico-Clínicos no Algarve

Ainda não passaram nem meia dúzia de anos desde que Manuel Heitor e Adalberto Fernandes, nas suas pastas ministeriais, deram início à criação dos Centros Académico Clínicos

Algarve Biomedical Center – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Esta quarta-feira, dia 10 de março, decorre, pelas 10h30, no Cineteatro Louletano, a Conferência Internacional «Centros Académico Clínicos: O impacto na investigação Clínica», com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor.

Será uma organização conjunta do Algarve Biomedical Center (ABC) e da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

No nosso papel de elementos do conselho executivo do ABC, é muito estimulante pensar que ainda não passaram nem meia dúzia de anos desde que Manuel Heitor e Adalberto Fernandes, nas suas pastas ministeriais, sentindo a necessidade de uma nova abordagem que incorporasse as dinâmicas que se iam afirmando, deram início, com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2016, à criação dos Centros Académico Clínicos (CAC).

No seu articulado, verifica-se que se pretende uma estratégia de reforço da qualificação e do desenvolvimento científico no domínio da saúde, designadamente através de uma colaboração crescente entre as escolas médicas, os centros hospitalares e as unidades de investigação.

O Algarve Biomedical Centre nasceu neste lastro e dava consistência à articulação entre o Centro Hospitalar do Algarve, que se tornava universitário, e a Universidade do Algarve, que assegurava o necessário entrosamento com o centro hospitalar, fundamental para o seu componente clínico do ensino.

Esta reunião de elementos estruturantes, que aporta solidez àquelas que são as missões das duas instituições, Centro Hospitalar e Universidade do Algarve, rapidamente se verifica que multiplica os seus efeitos ao nível do quotidiano do cidadão.

As atividades do ABC, com a presente pandemia de COVID-19, rapidamente mostraram a justeza de quem depositava neste Centro Académico Clínico um olhar de esperança de se estar a criar um daqueles elementos diferenciadores que melhoram uma região e o país.

O ABC, liderado pelo Dr. Nuno Marques, vem desenvolvendo um papel crucial, onde a expressão mais visível é dada através da implementação de um Laboratório para Teste de SARS-COv-2, que tem contribuído de maneira significativa para um aumento da capacidade de teste do novo coronavírus no Algarve, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, bem como a responsabilidade de várias iniciativas por todo o país que contribuem para mitigar a COVID-19 no nosso país.

Estas iniciativas levaram à atribuição ao ABC da distinção «Portugal Vence a Covid-19» prémio da Fundação Manuel António da Mota.

Assim, foi com naturalidade que coube ao ABC este papel na estruturação e coorganização desta reunião sobre «Centros Académicos Clínicos: o impacto na investigação clínica», uma oportunidade de debate dos temas essenciais e desafios da investigação clínica na Europa e em Portugal.

A reunião contará com a presença de vários peritos europeus, representantes de diferentes Centros Académico Clínicos, que discutirão o papel dos CAC na investigação clínica, como também será uma oportunidade para partilharem experiências sobre questões clínicas específicas, práticas e modelos operacionais de CACs na Europa.

A título de exemplo, na primeira sessão, moderada pelo Prof. Sobrinho Simões, focada na investigação em cancro e na importância da estimulação das redes de investigação, intervirão: Simon Oberst, autoridade em sistemas de qualidade e desenvolvimento de serviços de saúde. Vindo de uma experiência em finança, o seu trabalho atual está no desenvolvimento clínico para oncologia, com foco no desenvolvimento estrutural e de processos, bem como acreditação de qualidade; Emile Voest, professor de Oncologia, é diretor no Executive Board do Netherlands Cancer Institute; Josep Tabernero, diretor do Departamento de Oncologia do Vall d’Hebron University Hospital e diretor do Vall d’Hebron Institute of Oncology, Barcelona, investigador de estudos de farmacodinâmica fase I, bem como projetos de investigação translacional.

A outra sessão, moderada pela Prof. Catarina Oliveira, focar-se-á no papel dos CAC na investigação clínica e no seu impacto para a população, com comunicações de Michael Keane (Presidente, Dublin Academic Medical Center), Nuno Marques (Presidente, Algarve Biomedical Center) e Ernst Kuipers (Chairman Executive Board, Erasmus Medical Centre).

O Ministro Manuel Heitor encerrará os trabalhos, incidindo nos elementos mais significativos que resultam desta conferência internacional.

A dois anos do nascimento dos edifícios construídos de raiz para ação em pleno da estratégia do ABC, esta presença portuguesa nestas redes internacionais de investigação é sempre de saudar.

Seja pela importância de estimular a cooperação europeia entre os Centros Académico Clínicos, seja pelo identificar das necessidades e oportunidades associadas à investigação clínica que levam à definição das ações a implementar, de forma a reforçar um papel central na inovação na Europa.

 

Se quiser participar em registo online, tem aqui o link para a videoconferência:

Tópico: International Conference “Clinical Academic Centers: the impact on clinical research”
Hora: 10 mar. 2021 10:00 da manhã Lisboa

Entrar na reunião Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86860066229?pwd=dThJaTVQNndqY25XYlVpckZjaUVUZz09

ID da reunião: 868 6006 6229
Senha de acesso: 635205

 

Autores:
Daniel Cartucho é médico, cirurgião geral do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e membro do Conselho Executivo do ABC – Algarve Biomedical Center

Pedro Castelo-Branco é vice-presidente do Conselho Executivo do ABC, presidente da FMCB e líder do Laboratório de Investigação em Epigenética e Doença Humana do ABC-RI

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub