8,8 milhões do PO Algarve apoiam centros de investigação do Algarve Biomedical Center

Os dois projetos integram-se no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, fazendo parte das redes portuguesas de centros académicos clínicos e de infraestruturas de investigação clínica avançada

O Programa Operacional (PO) do Algarve vai apoiar em 8,8 milhões de euros, duas candidaturas apresentadas pela Associação para o Desenvolvimento do Centro de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD-ABC). Na sua última reunião, a Comissão Diretiva do PO CRESC Algarve 2020 aprovou estas candidaturas , consideradas como «um investimento diferenciador e qualificante da região».

O projeto de maior dimensão, apresentado em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e denominado PtCAC CRE-ABC, integra a Rede Nacional de Centros Académicos Clínicos e visa a edificação do Centro de Investigação de Excelência do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, que ambiciona potenciar a cooperação de um conjunto de valências multidisciplinares com elevado impacto na produção científica.

O objetivo é capacitar a infraestrutura com tecnologia de ponta, que permita aos investigadores e médicos desenvolver colaborações e novos conhecimentos clínicos.

Este Centro de Investigação será construído em Loulé, contando também como uma «parceria inovadora com o Município local.

Esta candidatura do ABC engloba a criação de seis unidades multidisciplinares: Banco de Soro – Seroteca; Banco Público de Células do Cordão Umbilical; BioBanco; Centro de Investigação Entomológica; Unidade de Investigação Avançada em Tomografia Computadorizada; e Laboratório de Genética Clínica.

Em termos globais, o investimento previsto está orçado em 5,4 milhões de euros, comparticipado a 70% pelos fundos europeus.

O segundo projeto é o Centro de Investigação Clínica Avançada e de gestão de ensaios clínicos do Algarve (PtCRIN – CIC Algarve), que visa desenvolver, de forma integrada e multidisciplinar, um conjunto de infraestruturas e recursos vocacionados para promover a cooperação nacional e internacional em investigação clínica, bem como aumentar a qualidade da pesquisa e inovação terapêutica para o benefício dos pacientes, cidadãos e sistemas de saúde.

O enfoque da atuação multidisciplinar estará nas áreas das neurociências, oncologia e cardiovascular.

O PtCRIN – CIC Algarve apresenta como elemento diferenciador e inovador a complementaridade da investigação com a prática clínica, o qual irá proporcionar aos investigadores o acesso, na mesma infraestrutura, ao Centro de Cirurgia Experimental, permitindo testar e desenvolver projetos de investigação de natureza clínica, designadamente na área cirúrgica e dos cuidados intensivos.

O valor global do investimento previsto é da ordem do 3,4 milhões de euros, comparticipado a 70% pelos fundos europeus, geridos pelo Programa Operacional do Algarve, totalizando cerca de 6,2 milhões de euros de incentivos, provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

«Ambos os projetos estão fortemente alinhados com a Estratégia Regional de Inovação e Investigação para a Especialização do Algarve (RIS 3 Algarve), nomeadamente no domínio de especialização da Saúde e Bem-Estar, tendo sido considerados como um “investimento enquadrado nas linhas de ação, nas atividades prioritárias e que responde às debilidades setoriais”», salienta a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional em nota de imprensa.

Os dois projetos integram-se no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE), fazendo parte das redes portuguesas de centros académicos clínicos (PtCAC) e de infraestruturas de investigação clínica avançada (PtCRIN), assegurando a transferência de serviços de instituições de caráter nacional da área da saúde, como o Instituto Português do Sangue e Transplantação e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, para o Algarve.

O ABC – Algarve Biomedical Center é uma parceria entre o CHUA e a Universidade do Algarve, que tem como principal missão criar, transmitir e difundir uma cultura de investigação e desenvolvimento, contribuindo para formar profissionais altamente qualificados e diferenciados.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub