Projeto do ABC em Loulé ajuda «a diversificar a economia do Algarve»

Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Universidade do Algarve e Câmara de Loulé são os parceiros deste projeto

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação

Um projeto «particularmente importante» porque vai «ajudar a diversificar a economia do Algarve». Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, conheceu, esta segunda-feira, 1 de Junho, os avanços do “ABC Loulé Health Research Center”, um polo ligado à investigação, saúde e ciência que vai nascer nesta cidade. Vítor Aleixo, presidente da Câmara, garantiu que, «se tudo correr bem», as obras começam «entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2021». 

O Algarve Biomedical Center (ABC) Loulé Health Research Center será um edifício, com 3500 metros quadrados, a nascer num terreno perto do Salão de Festas, englobando a construção de uma estrada de ligação à rotunda de entrada em Loulé, depois da Goncinha.

Por enquanto, todo o projeto do edifício ainda está a ser elaborado, mas já muito está definido, como a criação de um pátio interior e a instalação de painéis fotovoltaicos.

No edifício, que custará 11 milhões de euros e ganhará o nome do algarvio José Mariano Gago, será instalado o Banco Público de Células do Cordão Umbilical, que atualmente está no Porto.

 

 

Mas não será só esta a valência, de grande envergadura, a ser lá instalada. Também a Seroteca Nacional terá a cidade louletana como sede, bem como o Centro de Estudos de Segurança dos Medicamentos e Dispositivos Médicos.

Neste âmbito, será ainda desenvolvido, a partir do ABC Loulé Health Research Center, um Sistema de Interações Medicamentosas.

Quanto ao Centro de Investigação Entomológica do Algarve, igualmente a ser instalado em Loulé, vai estudar as doenças transmitidas pelos mosquitos.

Ainda no edifício da sede de concelho, nascerá o Biobanco do ABC, que possibilitará investigações inovadoras, a Unidade de Farmacovigilância do Algarve e Alentejo, um polo da Agência Nacional da Investigação Clínica e Inovação Biomédica e um Centro de Investigação Clínica do ABC.

Por fim, haverá um Centro de Cirurgia Experimental, que vai levar a que sejam desenvolvidos cursos de formação para quem está a aprender ou para quem até já está na prática médica, e um Centro de Literacia e Informática para a Saúde.

 

Manuel Heitor e Vitor Aleixo

 

Ora, como se vê, este é um projeto de grande envergadura, apresentado no ano passado, e que impressionou, esta segunda-feira, 1 de Junho, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

«O investimento em Loulé, na investigação biomédica e no ensino na medicina, é particularmente importante e fiquei muito contente em perceber que vai haver aqui um novo polo. Estamos a olhar para o futuro e para as futuras gerações», disse, em declarações, ao Sul Informação. 

Depois de uma apresentação da iniciativa, a cargo de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, a comitiva visitou o terreno onde nascerá o ABC Loulé Health Research Center, com o ministro, que demonstrou o apoio da tutela a este projeto, a deixar duas ideias a serem trabalhadas.

«O desafio que faço é que associemos isto à contratação de mais médicos e investigadores para o Algarve e que se crie, ao mesmo tempo, um grande projeto de cultura científica. Associarmos a este edifício um centro de ciência porque isso é importante», disse o governante.

De resto, Manuel Heitor acredita que o projeto do ABC vai «alavancar outras atividades».

 

 

«Hoje sabemos que onde há um centro de investigação se criam, em redor, muitas outras instituições, desde empresas a instituições públicas. Esta é uma aposta certa. Há a necessidade de diversificarmos as economias e, por isso, o Algarve dará aqui um exemplo, diversificando a estrutura económica, além do turismo, trazendo a inovação biomédica, os cuidados de saúde mas também, de certeza, a atividade empresarial e industrial associada, por exemplo, a equipamentos médicos ou dispositivos biomédicos», disse.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé e que se assume como «um grande entusiasta» do projeto, também acredita que o ABC Loulé Health Reserche Center vai ajudar o Algarve a «virar uma página», deixando de ser uma região apenas conotada com o turismo.

«Este é um projeto de importância nacional e acho que é uma oportunidade única para a cidade de Loulé subir um patamar. A subida desse patamar significará que Loulé passará a ser um centro de produção de ciência, de atração de técnicos altamente qualificados na área da medicina e das ciências», defendeu, em declarações ao Sul Informação.

De resto, segundo o autarca, apesar de ainda não haver «data fixa», se tudo correr bem, a construção do edifício, em Loulé, começará «entre o final deste ano e o primeiro trimestre do próximo ano».

Este projeto engloba, ainda, um outro polo: o Center Active Life, que será criado em Vilamoura, focado mais na promoção da vida ativa e muito voltado para a terceira idade. Nesse edifício também será criada uma grande sala para congressos internacionais.

 

 

Tal como acontece no caso do ABC Loulé Health Research Center, o Center Active Life está «em fase de projeto». Certo é que as obras, no edifício de Vilamoura, começarão depois.

«Porquê este edifício em Loulé em primeiro? Foi uma opção da Câmara de Loulé. Este aqui configura um conjunto de projetos que virão para cá e esses projetos, na área da investigação das áreas biomédicas, são prioritários em relação ao outro edifício que terá mais uma vocação de turismo de saúde e bem estar», explicou Vítor Aleixo.

Ainda assim, garantiu, «não vamos esperar que a construção do de Loulé acabe, para começar o de Vilamoura».

Da parte de Manuel Heitor, que expressou também o seu reconhecimento ao trabalho do ABC durante a pandemia da Covid-19, o apoio a todo este projeto, que engloba os dois polos, é total.

«Este projeto e particularmente importante por estar associado também à Universidade do Algarve e por ser uma área particularmente crítica. Vamos trabalhar em conjunto para o tornar uma realidade», concluiu.

 

Fotos: Bárbara Caetano | Sul Informação

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub