7000 pessoas no Algarve recebem apoio alimentar da Segurança Social

Cantinas Sociais têm capacidade para servir 19.366 refeições por mês no Algarve

Mais de 7000 pessoas estão a receber, todos os meses, apoio alimentar dado pelo Centro Distrital de Faro da Segurança Social.

Em nota enviada às redações, a Segurança Social explica que este apoio é dado através da «distribuição de refeições confecionadas e da distribuição de alimentos às pessoas mais carenciadas e ao desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à sua inclusão social».

No âmbito do Programa de Emergência Alimentar, o Centro Distrital de Faro tem celebrados 21 Protocolos de Cantinas Sociais. Atualmente, segundo a Segurança Social, há a capacidade instalada para servir 656 refeições diárias, sete dias por semana, o que permite servir um total de 19.366 refeições por mês.

Estes protocolos estão distribuídos pelos concelhos de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

A resposta cantina social «apresenta uma ótica de complementaridade com o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) e outras medidas, na promoção da cobertura das necessidades alimentares pelas medidas que mais se adequam às características dos destinatários», enquadra a Segurança Social.

Este Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas abrange todos os concelhos do Algarve e entrega bens alimentares a 6.216 pessoas por mês.

Ainda no âmbito dos acordos de cooperação de Refeitório Social, distribuídos pelos concelhos de Albufeira, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António, são comparticipados e apoiados 415 utentes por mês.

Tendo em conta que os beneficiários não podem receber mais do que um tipo de ajuda, «o apoio alimentar incrementado pela Segurança Social junto da população de maior vulnerabilidade social do distrito alcança mensalmente mais de 7000 cidadãos», conclui a nota.

 



Comentários

pub