Morgado do Reguengo Resort instala caixas-ninho para apoiar preservação da biodiversidade

Ação integrada no projeto “Alojamento Local para Aves”, da associação Vita Nativa

Treze caixas-ninho, que irão servir de abrigo tanto para pequenas espécies de aves, como para aves de rapina de média dimensão, foram instaladas no Morgado do Reguengo Resort, no interior do concelho de Portimão, no âmbito do projeto “Alojamento Local para Aves”, que tem vindo a ser promovido pela associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente.

Com esta ação, aquela associação e o resort, do grupo NAU Hotels & Resorts, pretendem «estimular a fixação de mais aves em meio urbano e semi-urbano e, desta forma, não só fomentar o interesse e proporcionar um contacto mais direto da sociedade em relação às aves, como também promover e realçar o importante papel das aves no controlo de pragas biológicas».

Entre as espécies beneficiadas pela instalação das caixas-ninho, encontram-se os chapins, os andorinhões, a poupa, o estorninho-preto, o mocho-galego, o peneireiro-vulgar e a coruja-das-torres.

O chapim-real e o chapim-azul são espécies importantes para o controlo de pragas, como o caso da processionária, também conhecida por lagarta do pinheiro. Estas espécies saíram beneficiadas através da instalação de algumas caixas-ninho no parque de estacionamento do campo de golfe.

O peneireiro-vulgar e o mocho-galego são espécies que já se reproduzem no Morgado, mas que, até aqui, encontravam pouca disponibilidade de espaços convenientes para procriação.

Outra espécie local emblemática que passa a usufruir destes ninhos, e que atrai a atenção de locais e turistas pelo seu aspecto único, é a poupa.

As caixas-ninhos estão quase todas localizadas dentro ou nas imediações dos dois campos de golfe do resort, Morgado Golf Course e Álamos Golf Course, permitindo que a prática deste desporto coexista em harmonia com o ecossistema natural em que se insere.

«Desta forma, interagem num mesmo espaço a fauna local, mantendo-se a preocupação com a preservação dos espécimes e as boas práticas ambientais e agronómicas sustentáveis, e a atividade golfista profissional e amadora», salienta o resort.

A Vita Nativa é uma organização portuguesa sem fins lucrativos para a Conservação do Ambiente, que pretende promover o estudo e a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural, bem como contribuir para a participação ativa na defesa do ambiente e dos serviços do ecossistema. Um dos atuais projetos, que começou em Julho de 2020, designa-se por “Alojamento Local para Aves”.

O grupo NAU Hotels & Resorts afirma estar «comprometido com uma ação para a sustentabilidade de recursos naturais e preservação dos ecossistemas naturais nas regiões onde se insere, procurando estar envolvido em ações proativas de conservação da natureza, como é o caso do Programa Floresta Comum».

Por outro lado, na sua política de Sustentabilidade, o grupo «implementa diversas práticas de minimização do impacto ambiental da sua atividade, com a gestão sustentável de resíduos, energia e recursos hídricos, ao mesmo tempo que sensibiliza colaboradores e clientes para a necessidade da adoção de atitudes eco-responsáveis e para a valorização e preservação do meio ambiente».

 

 



Comentários

pub