CHUA Arena pode ter Unidade de Cuidados Intensivos se for necessário

Segundo os dados de ontem, 1 de Fevereiro, havia 33 doentes internados no hospital de campanha, numa capacidade total de 100

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação – Arquivo

Ainda «não há necessidade», mas, «se for preciso», será criada uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) dentro do CHUA Arena, de Portimão, garantiu esta segunda-feira, 1 de Fevereiro, Ana Castro, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). 

Em declarações ao Sul Informação, esta responsável disse que, por enquanto, «ainda há capacidade para expandir» a capacidade hospitalar, sem ter de recorrer ao CHUA Arena.

Segundo os dados de ontem, 1 de Fevereiro, havia 33 doentes internados no hospital de campanha, numa capacidade total de 100.

Na visita que fez, também ontem, ao Algarve, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde fez questão de realçar o «extraordinário upgrade» que o CHUA Arena tem feito.

 

António Lacerda Sales e Ana Castro – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação – Arquivo

 

«Começámos com pouco mais do que uma estrutura de retaguarda para doentes com Covid-19 com baixos fluxos de oxigénio, de 2,3 litros por minuto, e evoluímos para situações em que é possível alto fluxo, estando a ser tratados doentes de nível 2», disse aos jornalistas.

António Lacerda Sales também aludiu à reunião que teve com Ana Castro, onde a presidente do Conselho de Administração do CHUA lhe garantiu que, «mal fosse necessário, certamente há ventiladores disponíveis para montar uma UCI dentro do Arena».

Este hospital de campanha foi montado, inicialmente, para tratar doentes com situações menos críticas e tem também servido para receber pessoas vindas de outras regiões do país.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub