São Brás de Alportel prepara «Natal ainda mais solidário»

Pandemia não impedirá a continuidade de algumas das tradicionais ações solidárias do município

A Câmara de São Brás de Alportel está a preparar um «Natal ainda mais solidário», tendo em conta os problemas sociais que a pandemia tem causado.

Na quinta-feira, a Plataforma Local de Ajuda Alimentar, um entidade coordenada pela Câmara e pela Junta de Freguesia, que conta com a participação do Núcleo Local da Cáritas, do Núcleo Local do CASA, do Exército de Salvação, do CCD – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores, da Santa Casa da Misericórdia e do Agrupamento de Escola, reuniu-se para pensar em ações «para levar a ajuda e a esperança às famílias que mais precisam».

E uma das medidas passa pela já habitual distribuição do Cabaz da Consoada, que «chegará este ano a um maior número de lares e será ainda mais solidário com a economia local».

«Na impossibilidade de realizar este ano o tradicional Jantar Solidário, que procura proporcionar às famílias mais vulneráveis, uma noite especial, tendo contado sempre com a ajuda das empresas locais na oferta de todos os alimentos para a sua confeção, o município e a freguesia pretendem retribuir a sua generosidade, adquirindo justamente a muitas destas empresas – talhos, doçarias, distribuidores alimentares – os alimentos que compõem o Cabaz da Consoada», revelou a Câmara de São Brás.

Além de alimentos, «o cabaz levará este ano também produtos de higiene que são essenciais e nestes tempos de crise tornam-se, por vezes, inacessíveis à carteira de muitas famílias».
Aqui, todos os cidadãos podem dar o seu contributo.

A Plataforma Local de Ajuda Alimentar vai lançar uma campanha de recolha de produtos de higiene e limpeza pessoal ou do lar. Os interessados em ajudar devem deixar as doações no átrio do Cineteatro São Brás, de segunda-feira a sábado, a partir de amanhã, dia 3.

Será também na entrada desta sala de espetáculos que se realizará «uma versão adaptada do Mercadinho Solidário que, não podendo concretizar-se nos seus moldes habituais, trará a este espaço, a cada dia, uma instituição local de cariz social, com sugestões de presentes de natal solidários».

Na semana de 14 de Dezembro estará patente na Galeria Municipal uma Exposição de Arte Solidária.

Também o projeto solidário “Anjinhos de Natal”, que faz chegar às famílias carenciadas, «de forma discreta», presentes para todas as crianças, «adquiridos em função das suas idades, para que na noite de Natal, todos os meninos possam ter um presente no seu “sapatinho”».

Famílias que se encontrem em situação vulnerável em termos sociais ou quem conhecer alguém que possa precisar de ajudar devem contactar os Serviços Sociais do Município, instalados no Centro de Apoio à Comunidade, (telefone 289 840 020 ou email [email protected]) ou a Junta de Freguesia, na sede ou pelo telefone 289 842 174.

 

 



Comentários

pub