Lagoa entra na lista dos concelhos de risco elevado

Faro, Albufeira, Portimão, Lagos e Vila do Bispo mantêm-se

Lagoa entrou na lista dos concelhos de risco elevado, acaba de anunciar o primeiro-ministro António Costa. Faro, Albufeira, Portimão, Lagos e Vila do Bispo mantêm-se. 

Estas são as principais novidades apresentadas por António Costa, além das saídas de Tavira, Vila Real de António e São Brás de Alportel. O Algarve passa a ter, agora, seis concelhos na lista de risco elevado de contágio por Covid-19, quando antes tinha oito.

As medidas para estes municípios entram em vigor na próxima terça-feira, 24 de Novembro. Uma das novidades apresentadas por António Costa foi a divisão entre concelhos de risco elevado (mais de 240 casos, mas menos de 480), de risco muito elevado (mais de 480, mas menos de 960) e de risco extremamente elevado (mais de 960).

 

 

Lagoa, Faro, Albufeira, Portimão, Lagos, e Vila do Bispo estão na lista de risco elevado, sujeitos a medidas como o recolher obrigatório, todos os dias da semana, das 23h00 às 5h00.

Nestes seis municípios, os estabelecimentos comerciais têm de fechar às 22h00 e os restaurantes e equipamentos culturais até às 22h30.

Ou seja: as medidas tornam-se mais leves, uma vez que, nos concelhos de risco elevado, já não há o recolher obrigatório às 13h00 ao fim de semana, nem o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais a essa hora.

É que apenas nos concelhos de risco muito ou extremamente elevado é que se mantém a proibição de circulação das 13h00 às 5h00 aos sábados, domingos e feriados (1 e 8 de Dezembro). O Algarve não tem nenhum concelho nessas situações mais graves.

Além disso, serão feitas ações de vigilância para verificar se o teletrabalho obrigatório está a ser cumprido. O primeiro-ministro disse que haverá «uma ação inspetiva forte já na próxima semana».

 

 

Além das medidas para os concelhos, o Governo decidiu, a nível nacional, proibir a circulação entre todos os concelhos entre as 23h00 de 27  de Novembro e as 5h00 de 2 de Dezembro, bem como entre as 23h00 de 4 de Dezembro e as 5h00 de 9 de Dezembro.

O objetivo é evitar a circulação de pessoas durante as pontes que resultam dos feriados de 1 e 8 de Dezembro.

Também vai ser suspensa a atividade letiva (em todos os graus de ensino) nos dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro, ou seja, nas vésperas dos dois feriados.

Nesta conferência de imprensa, António Costa realçou que o número de novos casos de Covid-19 em Portugal «continua a ser extremamente preocupante», apesar da alguma descida.

Por isso, o primeiro-ministro confessou que «temos muito de nos esforçar para alcançarmos os resultados pretendidos».

Questionado sobre uma eventual continuação do Estado de Emergência durante a época de Natal, António Costa disse mesmo que «ficaria surpreendido» se tal não acontecesse.

 

Para consultar o documento apresentado pelo primeiro-ministro, clique aqui.

Clique aqui para conhecer as regras por tipo de concelho (PDF)

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub