Conversa online sobre Ciência assinala Noite Europeia dos Investigadores no Algarve

Cristina Teté Garcia, Paula Vaz e Ana Paula Burnay vão falar sobre a ciência no dia-a-dia

Os Centros Ciência Viva do Algarve e de Tavira, o Clube de Ciência do AE João da Rosa, de Olhão, e o Europe Direct Algarve juntam-se hoje à celebração da Noite Europeia dos Investigadores, com um evento online e transmitido em direto no facebook dos parceiros. Será esta sexta-feira, dia 27, a partir das 19h30.

Na conversa online,  irá falar-se da ciência no dia-a-dia: «a ciência no nosso património construído e a ciência no nosso ambiente natural, mas igualmente de ciência cidadã, a ciência que qualquer um de nós pode fazer e/ou divulgar».

Assim, neste evento serão abordados temas relacionados com o Património, Voluntariado Ambiental e o papel da Europa em matéria de Ciência e Inovação, graças à participação de Cristina Teté Garcia (Direção-Regional de Cultura do Algarve, Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património), Paula Vaz (Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Algarve) e Ana Paula Burnay (Centro Europe Direct Algarve).

No final da sessão, haverá «um aperitivo científico digital».

Este encontro é organizado no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2020 e da Noite Europeia dos Investigadores sendo dirigido ao público em geral.

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público à escala europeia que aproxima os investigadores do público. Mostra a diversidade da ciência e o seu impacto na vida diária dos cidadãos, estimulando o interesse pelas carreiras de investigação – particularmente entre os jovens. Em 2019, atraiu 1,6 milhões de visitantes em mais de 400 cidades da Europa e não só.

Este ano, crianças, jovens e famílias irão encontrar-se mais uma vez com investigadores e descobrir a investigação, ciência e inovação através de experiências práticas, espetáculos científicos, jogos, questionários, concursos, exposições, e atividades digitais. O evento tem lugar em 29 países, esta sexta-feira, 27 de Novembro.

A investigação está a combater o cancro, a combater doenças e vírus, a parar o aquecimento global, a trabalhar para o desenvolvimento sustentável, a contribuir para descobertas relacionadas com Inteligência Artificial, e a enfrentar desafios para uma vida melhor? Conheça os investigadores e descubra o fascinante mundo da ciência num ambiente descontraído – com a família ou por conta própria…

 

 

 


Comentários

pub