Centro Hospitalar Universitário do Algarve assinala Dia Mundial da Diabetes

Apesar do Estado de Emergência, as equipas de Diabetologia do CHUA continuam a acompanhar as pessoas com diabetes

O Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) associa-se este sábado, 14 de Novembro, às comemorações do Dia Mundial da Diabetes, através da disponibilização de uma ementa especial nos serviços de internamento e nos refeitórios.

Sendo a educação alimentar um elemento chave na prevenção e tratamento da diabetes, os promotores da iniciativa vão adaptar neste dia comemorativo a ementa dos doentes diabéticos em internamento e a ementa disponibilizada aos profissionais no refeitório de pessoal, a qual privilegia a utilização de leguminosas como fonte alternativa de hidratos de carbono complexos na alimentação do diabético. Simultaneamente vai ser ainda sugerida também uma ementa vegetariana.

Não sendo possível este ano, a realização dos habituais rastreios, devido às medidas de contenção da pandemia por Covid-19, a Equipa de Diabetologia da Unidade Hospitalar de Portimão do CHUA não quis deixar de assinalar esta data tão importante na sensibilização para a prevenção da Diabetes, que se afigura como uma das grandes epidemias da atualidade.

Assim vai estar patente até ao próximo dia 16 de Novembro, no hall da Unidade Hospitalar de Portimão uma exposição técnica sobre o tema «Ter Diabetes em Tempo de Pandemia».

Os cuidados a ter em caso de infeção por Covid-19 de pessoa com Diabetes são o principal foco desta exposição. “Mais importante ainda é que os utentes saibam que continuamos aqui, sempre disponíveis para esclarecermos todas as dúvidas e para prestarmos todo o apoio necessário”, reforça a equipa de Diabetologia da Unidade de Portimão.

“O acompanhamento dos doentes com diabetes manteve-se sempre, desde o início da pandemia, quer por consultas telefónicas, quer presencialmente sempre que se justifique necessário”, acrescenta.

Apesar do Estado de Emergência em que se encontra o país, as equipas de Diabetologia do CHUA continuam a acompanhar as pessoas com diabetes, preferencialmente através do telefone. Em caso de necessidade ou de dúvida, os utentes podem contactar os serviços de Diabetologia do CHUA através dos seguintes contactos:

Faro – 289 002 019
Portimão – 966 479 821
Lagos – 282 770 108

 

Sobre o Dia Mundial da Diabetes

Criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde, este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento de casos de diabetes no mundo.

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, o qual coincide com o aniversário de Frederick Banting, que juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Todos os anos se celebra a data com o objetivo de alertar sobre a problemática e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos.

Para o público em geral e para as pessoas em risco de virem a desenvolver diabetes pretende-se aumentar a consciencialização acerca da doença e divulgar as ferramentas para a sua prevenção. Para os indivíduos com diabetes o objetivo será o de melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as suas complicações.

 

 

 

 



Comentários

pub