Bombeiros de todo o país vão ter equipas especializadas de apoio à saúde pública

Mais de um milhão de euros serão pagos todos os meses pelo ANEPC às Associações Humanitárias de Bombeiros

Equipas especializadas vão ser criadas em todos os corpos de bombeiros voluntários do território continental, por forma a reforçar os meios para operações de apoio na área da saúde pública. A decisão foi tomada pela secretária de Estado da Administração Interna, no âmbito das medidas de resposta do Governo à pandemia de COVID-19.

As equipas especializadas intervêm no apoio, socorro e transporte de doentes, através da afetação permanente de uma ambulância de socorro e respetiva tripulação.

Esta medida implica o pagamento, às Associações Humanitárias de Bombeiros (AHB), de um valor diário de 85 euros por cada veículo, a suportar pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. O pagamento às 412 AHB corresponde a um valor mensal superior a um milhão de euros.

Em nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna afirma que, «através da criação destas equipas especializadas», fica reforçada «a resposta operacional dos corpos de bombeiros perante o agravamento da situação epidemiológica» e fortalecida «a capacidade financeira das AHB».

 

 


Comentários

pub