Algarve é um dos 20 melhores destinos na Europa para americanos

Braga e Açores também fazem parte da lista

O Algarve está entre os 20 melhores destinos europeus para os norte-americanos viverem, investirem e trabalharem, de acordo com critérios como a qualidade de vida e do sistema de saúde.

A seleção da organização Best European Destinations (Melhores Destinos Europeus, em tradução livre), que a agência Lusa consultou hoje, foi divulgada pela revista norte-americana Forbes e foi baseada em “vários critérios, incluindo a existência de uma escola internacional, qualidade de vida, o sistema de saúde, ligação à internet, proximidade a aeroportos com voos internacionais, custo de vida, comunidade de estrangeiros ativa e uma taxa de criminalidade baixa”.

Entre os melhores 20 lugares para os americanos “viverem, investirem, se reformarem ou criarem novos projetos”, que foram distinguidos entre 120 possibilidades, além do Algarve, também surgem a cidade de Braga e a Região Autónoma dos Açores.

A lista não é numerada e o artigo não especifica se a ordem em que os destinos aparecem se traduz numa hierarquia mas, em primeiro lugar, surge Braga.

Nesta cidade são referidas “duas qualidades importantes” como a “abertura e o empreendedorismo”, já que lá se encontram várias ‘start-ups’ e multinacionais e a cidade já recebeu eventos internacionais.

Na defesa deste destino, a publicação lembra que “o povo português é qualificado e trabalhador e fala muito melhor inglês do que muitos dos seus vizinhos europeus”.

A cidade minhota é a mais feliz de Portugal e “está no pódio das cidades europeias com melhor qualidade de vida”, sublinha a publicação.

Também “a rapidez e eficácia” com que a capital de distrito lidou com a Covid-19 são apontadas como exemplo da sua “capacidade de inovação e dinamismo”.

No oitavo lugar desta lista surge o Algarve, com o sol como protagonista. Na publicação é realçada a existência de várias escolas internacionais e de boas redes de ligação à internet, em muitas das grandes cidades algarvias.

A lista, que abre com um destino luso, encerra da mesma forma, com os Açores a assumirem o 20.º lugar.

O “arquipélago de nove ilhas incríveis” é ideal para quem planeia “sair dos EUA para assentar na Nova Zelândia ou até na Islândia”, mas não está particularmente entusiasmado “com as temperaturas ou o custo de vida”.

Nesta região, os estrangeiros podem beneficiar de uma baixa carga fiscal, num lugar que está entre os destinos europeus com “melhor qualidade de vida e melhor relação qualidade-preço no imobiliário”.

A revista destaca, ainda, que “as nove ilhas dos Açores estão bem conectadas – a preços acessíveis – umas às outras por avião e barco” e têm “voos diretos diários para o continente português e para os Estados Unidos”.

 



Comentários

pub