ABC vence prémio Manuel António da Mota e deixa CHUA «orgulhoso»

Prémio distingue o trabalho do centro no combate à crise sanitária

Foto de Arquivo|Hugo Rodrigues

O Centro Académico ABC (Algarve Biomedical Center), que resulta do consórcio entre o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e a Universidade do Algarve, foi distinguido, este domingo, com o prémio Manuel António da Mota. O galardão, este ano, em edição especial, teve como tema “Portugal Vence a Covid-19”.

Este prémio, atribuído pela Fundação António da Mota, reconhece o trabalho desenvolvido pelo ABC desde o início da pandemia de Covid-19, quer ao nível da testagem, quer ao nível da formação e da literacia para a saúde.

Ana Castro, presidente do Conselho de Administração do CHUA, em declarações ao Sul Informação, destacou que este prémio «faz-nos sentir orgulhosos por participarmos neste consórcio. Acabamos por ver o trabalho desenvolvido, durante estes meses, reconhecido. É importante reconhecer publicamente o trabalho destes profissionais».

Para Ana Castro, a «resposta rápida» do ABC à pandemia é um dos destaques no trabalho realizado pelo consórcio. «Ninguém estava preparado e houve uma rápida resposta, com informação para o público e para os profissionais. Isto permitiu-nos lidar com a pandemia de forma diferente e isso foi notório do Algarve. Sendo que, depois, o trabalho do ABC também se alargou a outras regiões», realçou.

Apesar de este prémio ter um valor monetário de 50 mil euros, a presidente do CHUA diz que, neste caso, «o mérito maior é o reconhecimento público do projeto, do seu valor e das pessoas envolvidas».

Em nota enviada às redações, o centro hospitalar «congratula-se com este reconhecimento, que resulta do trabalho desenvolvido no âmbito desta parceria, com ganhos de saúde para a população do Algarve, e também do Alentejo, em escolas, em eventos públicos e nas instituições de solidariedade social, com a Segurança Social, e em grande conjugação de esforços com todas as autarquias locais».

O CHUA felicita ainda e agradece «a todos quantos aderiram nestas ações, nestes meses, e de quem se pede maior disponibilidade e entrega pessoal ainda até ao controlo da pandemia por Covid-19».

O Prémio Manuel António da Mota, este ano, premiou as instituições que se distinguiram no combate à crise sanitária e às suas consequências nas áreas do combate à pobreza e exclusão social, saúde, educação, emprego, inovação e empreendedorismo social, inclusão digital e tecnológica e apoio à família.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub