A oficina de cana que se transformou num túnel de experiências

Depois desta primeira experiência, haverá um espaço-oficina para os interessados, no início de 2021

Foi uma verdadeira “Transmissão de Saberes Mestre-aprendiz: Workshop de Cana” a iniciativa que decorreu entre os dias 6 e 13 de Novembro, em Alcoutim, no âmbito da QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve, que reuniu 11 participantes de várias partes do país.

O objetivo era «sensibilizar os participantes e a comunidade em geral para o potencial da cana em usos contemporâneos, designadamente na arquitetura sustentável e, em particular, cativar novos empreendedores a desenvolver, no futuro próximo, projetos em torno desta planta».

Para tal, a ação contou com a participação da Cooperativa Voltes, de Barcelona, especialista nesta área de trabalho, com vários anos de experiência no uso da cana em projetos de arquitetura, pedagogia e na transmissão de saberes.

Durante estes dias, os participantes tiveram oportunidade de aprender todo o processo, desde a recolha até à construção com cana, passando pela limpeza, manuseamento ou a sua catalogação.

 

O resultado dos trabalhos foi um túnel com cerca de 7x5m, totalmente feito à mão, com cana e corda de sisal, instalado no interior do Castelo de Alcoutim, onde estará acessível a todos curiosos e interessados em conhecer de perto esta obra e as técnicas a ela associadas.

Para os promotores, «o balanço final da ação é muito positivo, amplamente reconhecido por participantes, organizadores e parceiros, de tal modo que, em breve, outras iniciativas serão anunciadas, dentro da mesma linha de atuação do projeto Magallanes_ICC».

A obra mereceu ainda um especial reconhecimento por parte do Município de Alcoutim que, aproveitando a vinda ministra da Coesão Territorial a esta vila, promoveu a sua inauguração com toda a comitiva, que se juntou para conhecer de perto este túnel, o trabalho da QRIAR e da Cooperativa QRER pelos territórios de baixa densidade.

O uso da cana está muito enraizado na história ancestral do Baixo Guadiana. Esta espécie exótica e invasora sempre foi usada na construção tradicional, nomeadamente em tetos de casas rurais, em tabiques e isolamentos, bem como em objetos utilitários como cestos, canastras ou esteiras.

Contudo, estes usos foram sendo abandonados e hoje são poucos os que ainda utilizam esta planta e conhecem as suas técnicas de utilização.

No entanto, a sua ergonomia, flexibilidade, resistência e abundância fazem da cana um recurso com especial potencial a explorar.

 

Foi com essa ideia que a Cooperativa QRER, com o apoio e parceria do Município de Alcoutim, lançou a oficina “Espaço de Valorização da Cana” em Alcoutim – parte integrante da QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve, com o objetivo de atrair empreendedores que queiram fazer uso do espaço-oficina, desenvolver projetos catalizadores de iniciativas empresariais a partir dele e fixar-se nesta região.

O espaço será em breve remodelado, devidamente equipado e munido de condições para estudar, experimentar e trabalhar com a cana nas suas múltiplas possibilidades. Ficará disponível aos interessados no início de 2021.

O Projeto Magallanes_ICC é uma iniciativa de cooperação transfronteiriça, envolvendo parceiros do Algarve, Alentejo e Andaluzia.

A ação da Cooperativa QRER no Algarve tem o apoio do Município de Alcoutim, Município de Loulé, da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, Junta de Freguesia de Alte e ainda a parceria da Escola Profissional Cândido Guerreiro.

 

Comentários

pub