Monchique reembolsa parte dos custos da esterilização de cães e gatos do concelho

Esterilização visa diminuir o número de animais errantes

Centro de Recolha de animais abandonados de Monchique – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação – arquivo

Monchique está a promover uma campanha de esterilização de animais de companhia, gatos e cães, cujos donos residam no concelho (detentores individuais ou associações).

Todos os munícipes podem candidatar-se ao apoio à esterilização, sendo-lhes feito o reembolso parcial do valor gasto nesta operação, desde que tenha lugar até dia 30 de Novembro. Há condições especiais para animais de famílias carenciadas do concelho.

Os apoios a que este programa se refere são de 55 euros para esterilização de cadelas, 30 euros para esterilização de cães, 35 euros para esterilização de gatas e 15 euros para esterilização de gatos. No total, a Câmara propõe-se reembolsar os munícipes até um total de 15 mil euros.

Para aceder a este programa, basta aos residentes em Monchique candidatarem-se no Balcão Único – Espaço do Cidadão no edifício dos Paços do Concelho ou através do email [email protected] . É ainda necessário entregar ou enviar a seguinte documentação: documento de identificação de animal de companhia (DIAC), com a declaração de esterilização registada (emitido pelo Médico Veterinário); comprovativo de residência do requerente no concelho de Monchique (por exemplo: fatura da água, luz ou atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia) e comprovativo de IBAN.

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, salienta que esta campanha assume «especial relevância no bem-estar animal, combatendo-se também desta forma o abandono e o aumento de animais errantes, consequência desse abandono».

O autarca considera que os municípios devem promover a esterilização de animais, já que tal investimento «será uma medida verdadeiramente eficaz no combate ao abandono, devendo por isso ser uma prioridade, de forma a afirmar o nosso território enquanto promotor de verdadeiras políticas de proteção dos animais, no seguimento daquilo que temos feito até aqui».

Rui André acrescenta que «infelizmente e o problema dos animais errantes está longe de ser resolvido», mesmo com estas campanhas de esterilização. «É necessário que haja uma mais eficaz fiscalização de todos os canídeos, assegurando que todos possuem identificação eletrónica devidamente registada, bem como deve ser reforçada a fiscalização e controlo dos locais de reprodução e comércio de cães», defende.

Em simultâneo, diz ainda o presidente da Câmara de Monchique, «é também necessário investir na educação, de forma a sensibilizar as populações para temáticas como os direitos dos animais, penalizações por abandono e maus tratos, adoção de animais dos canis/centros de recolha, assim como esclarecimentos sobre adoção consciente, ações para as quais o Município de Monchique tem definida uma estratégia integrada e em execução».

O município de Monchique tem sido pioneiro em questões que têm a ver com o bem-estar dos animais domésticos, como é o caso do programa “Animal Seguro” para salvamento dos animais em situações de catástrofes naturais.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visitou recentemente o concelho, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por este município em matéria de bem-estar animal, tendo visitado o novo centro de recolha de animais.

 

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub