Covid-19: Algarve tem risco de transmissão mais baixo do país

Algarve «é uma zona tranquila, neste momento», em relação a surtos

Foto de Arquivo

O Algarve tem uma taxa de risco de transmissão (Rt) de 0,91, a mais baixa do país, anunciou esta quarta-feira, 14 de Outubro, Marta Temido, ministra da Saúde, na conferência de imprensa de balanço da Covid-19, em que o Sul Informação participou. Este é um «número bastante encorajador», considerou a governante.

Segundo os dados revelados na conferência de imprensa, o Rt, a nível nacional, foi, de 5 a 10 de Outubro, nos 1,2. A região onde foi mais elevado foi no Norte (1,34) e o Algarve onde foi mais baixa (0,91), o que corresponde, em média, a 34 novos casos por dia na região algarvia.

Questionada pelo Sul Informação sobre a capacidade de resposta do Algarve face ao aumento de casos que se regista em todo o país, Marta Temido aludiu ao número «bastante encorajador» do Rt.

«Mostra que, apesar do período de férias de muitos no Algarve, conseguimos tomar medidas e prevenir infeções», explicou.

De resto, a governante considerou que «tem sido feito um esforço significativo» para melhoria da capacidade de resposta hospitalar «em todas as regiões do país».

Nesta conferência de imprensa, foi ainda revelado o número de surtos ativos no Algarve: 18. «São muito poucos, felizmente. A maior parte surgiu no padrão familiar e há apenas dois surtos muito pequenos em lares: um com duas pessoas infetadas e outro com três», adiantou Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

Relacionado com estes surtos nos lares, há apenas «uma pessoa internada e nenhum óbito». A isto junta-se o surto no Hospital de Faro, «já conhecido», acrescentou.

Certo é que, mesmo deste ponto de vista, o Algarve «é uma zona tranquila, neste momento», concluiu Graça Freitas.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub