Ventania sopra em Lagos, Lagoa, Portimão e Sagres

Festival insere-se no programa 365Algarve

O Ventania – Festival de Artes Performativas do Barlavento decorre de 26 de Setembro a 22 de Novembro, em Lagos, Lagoa, Portimão e Sagres. 

Esta é ação «sobre temas de cidadania global, num grito subtil de alerta ao desprendimento humano sobre o frágil território do Algarve».

Concebido originalmente para o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial da Floresta, celebrados a 22 e 21 Março, respetivamente, este ano, o Ventania reinventa-se e reformula-se, por motivos da pandemia da Covid-19.

O festival vai ocupar espaços de apresentação convencionais como o Auditório da Fortaleza de Sagres, o TEMPO -Teatro Municipal de Portimão e o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa,  assim como espaços não-convencionais, como os Mercados Municipais de Sagres e Lagoa, o Espaço Jovem de Lagos, o Jardim da Constituição, em Lagos, o Auditório do Forte de Nossa Senhora da Encarnação, em Carvoeiro, e também espaços turísticos como o Monte da Casteleja (Lagos) e o Faina Restaurante (Portimão).

“Ventania” propõe «espalhar pelo Barlavento Algarvio, espetáculos e ações de sensibilização, contemplando as áreas de circo contemporâneo, dança contemporânea, teatro, música e cruzamentos disciplinares: música/gastronomia, arte pública/instalação/performance, instalação/paisagem sonora, procurando abranger públicos de várias idades e culturalidades, e promovendo cocriações com a comunidade local».

Este evento é promovido pelo Teatro Experimental de Lagos e está inserido no programa 365Algarve, estrutura financiada pelo Turismo de Portugal, com o acolhimento dos Municípios de Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Lagoa e Direção Regional de Cultura do Algarve.

Para consultar a programação completa, clique aqui.

Comentários

pub