Teatro DoisMaisUm leva “Laurinda Não Foi à Guerra” à Ermida de Guadalupe

No domingo, às 18h00

O espetáculo “Laurinda Não Foi à Guerra”, da companhia de teatro algarvia DoisMaisUm, vai encerrar o programa de comemorações das Jornadas Europeias do Património no Algarve, no domingo, dia 27 de Setembro, às 18h00, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo.

A peça teatral, produzida pela Associação Cultural Música XXI, conta com a participação do coral Cantate Domino.

A atrizes Ana Oliveira, Ana Baptista, Catarina Silva e Inês Martins vão interpretar esta peça, com texto e encenação de António Gambóias, «que pretende revisitar a dor dos que ficaram, vendo os seus filhos, irmãos e amigos partir para uma guerra longínqua», segundo o DoisMaisUm.

«A partir da notícia da morte em combate de um soldado em Nambuangongo, Angola, desenrola-se o drama da mãe que perdeu o filho, da noiva grávida que ficou por casar, da amiga que casou por procuração e foi ter com o seu homem à Guiné, da filha que cresceu sem pai», acrescenta a companhia teatral.

Através da leitura de cartas de uma madrinha de guerra, «o texto dá indicações precisas dos estados de alma que os militares sentiam quando afastados das suas famílias».

«Tantas ausências e tantas vidas! Filhos, irmãos, namorados, companheiros, maridos… e ficaram as mulheres a entretecer a longa labuta dos dias de espera e de sofrimento, a espera e o sofrimento de quem não foi à guerra. Quem vai sofre mas quem fica, sofre também…», lê-se no texto de “Laurinda Não Foi à Guerra”.

 

 



Comentários

pub