Teatro das Figuras tem muita cultura para oferecer até ao final do ano

«Apesar de todas as incertezas que o estado de pandemia trouxe, é importante dar continuidade a uma programação cultural assídua e diversificada»

Das sinfonias de Beethoven à dança contemporânea, sem esquecer o teatro e até a música eletrónica. O Teatro das Figuras, em Faro, está de regresso e tem muito para oferecer até ao final do ano.

É que, «apesar de todas as incertezas que o estado de pandemia trouxe, é importante dar continuidade a uma programação cultural assídua e diversificada, adaptada às novas exigências de segurança e saúde públicas», diz o Teatro, em nota de imprensa.

Assim, este espaço cultural manterá, apesar dos tempos atípicos que vivemos, as suas «propostas fundamentais previstas desde o início do ano».

Já neste mês de Setembro decorre o festival de dança contemporânea Dance, Dance, Dance, que apresentará três momentos fundamentais: “Rite of Decay”, de Joana Castro, no dia 19, a estreia da coprodução do Teatro das Figuras e do Espaço do Tempo da peça “DEN.TRO”, de Maria Fonseca, no dia 24, e do espetáculo Dueto de Diana Niepce, no dia 26.

Antes, de 7 a 15 de Setembro e no âmbito do Festival Verão Azul, do qual o Teatro das Figuras é coprodutor, decorre a residência de Miguel Boneville para a criação da peça “A Importância De Ser Alan Turing”, com ensaio aberto no dia 15.

A 16 de Setembro, o inglês Peter Kember, mais conhecido por Sonic Boom, nome revelador das suas obsessões com o som enquanto fenómeno de elevação mental, apresenta o espetáculo “All Things Being Equal” que, imune a tendências externas, não cede ao peso do tempo em dez canções quase orquestrais de eletrónica, nascidas de uma armada de sintetizadores modulares e analógicos.

O Teatro das Figuras manterá ainda a programação paralela das palestras online Vidas Com Arte que começou no período de confinamento e que tem como objetivo dar a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas já com créditos firmados mas também de novos artistas emergentes.

No dia 25 de Setembro, a convidada será a bailarina, coreógrafa e escritora Diana Niepce, no dia 14 de Outubro o coreógrafo Victor Hugo Pontes e encerra a 16 de Novembro, com o incontornável encenador Ricardo Pais.

A música é naturalmente o grande destaque de Outubro, com os concertos Carta a Amália de Júlio Resende no dia 1, assinalando o Dia Mundial da Música e os 100 anos do nascimento de Amália Rodrigues e de Camané e Mário Laginha no dia 16.

«Nota ainda para a estreia da coprodução com o LAMA – Laboratório de Artes e Média do Algarve, da peça de teatro juvenil Romeu e Romeu, no dia 15, para a apresentação da peça Turma de 95 de Raquel André da qual o Teatro das Figuras é coprodutor e para a recriação do concerto Akademie que Beethoven deu em 1808, pela Orquestra Clássica do Sul, no âmbito do 250º aniversário do nascimento do compositor, que decorre dias 29 e 31», diz o Teatro das Figuras.

Novembro revelará, no dia 6, a estreia da coprodução com o JAT – Janela Aberta Teatro da peça Teatro de Vizinhos, um projeto com direção de Miguel Martins Pessoa e consultoria da argentina Edith Scher, uma das referências mundiais do Teatro Comunitário.

Ainda na lógica no Teatro Comunitário, dia 21 decorrerá a estreia de As Cortes de Faro, que resulta de uma encomenda do Teatro das Figuras a Rui Catalão.

A Companhia Nacional de Bailado apresenta as novas criações de Marco da Silva Ferreira e Filipe Portugal no dia 14. E, a finalizar o mês, a 28 de Novembro, o destaque vai para a antestreia da peça de teatro Atlântico, uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II, Festival END (Coimbra) e Teatro das Figuras.

O ano não termina sem que Dezembro volte a trazer música ao Teatro das Figuras, com os concertos de Aldina Duarte e Sílvia Perez Cruz & Farsa Circus Band agendados para dias 5 e 15, respetivamente.

A estreia da coprodução da peça Animais Carnívoros de Miguel Moreira com direção de Rogério de Carvalho. A Companhia de Dança do Algarve em coprodução com o Teatro das Figuras apresentará ainda o habitual espetáculo de Natal entre 17 e 20 de Dezembro.

 



Comentários

pub